Em Ilhéus (BA), Conexsus promove encontro de governança da organização

Voltar para Notícias

A reunião aconteceu entre 21 e 25 de novembro e juntou presencialmente 62 membros do Instituto

É chegada a reta final de mais um ano e, com ela, o momento de fazer uma retrospectiva do que passou e começar a planejar o ano que está para começar.

Pensando nisso, a Conexsus reuniu seus colaboradores em Ilhéus, na Bahia, para um encontro de governança. Entre 21 e 25 de novembro, 62 colaboradores da organização puderam fazer um balanço da atuação da Conexsus ao longo de 2022 e refletir sobre desafios e oportunidades futuros a partir de espaços de troca e integração da equipe.

Entre 21 e 25 de novembro, 62 colaboradores da organização puderam fazer um balanço da atuação da Conexsus ao longo de 2022

“Foi um momento de muitas trocas, debates e também celebração do que já viemos construindo nesses mais de 4 anos”, destaca Carina Pimenta, diretora executiva da organização.

O ano de 2022 foi marcado pela continuidade e pela intensificação de estratégias para o crescimento da sociobioeconomia em todos os biomas brasileiros, em um momento de relativo arrefecimento da pandemia de Covid-19.

“Ampliamos o trabalho, avançando em termos de abrangência territorial e aumentando o número de organizações comunitárias atendidas pelas iniciativas, o que também significou um grande crescimento de parceiros estratégicos e da equipe, que pudemos reunir em Ilhéus”, finaliza.

Com forte atuação no sul da Bahia, a escolha da Capital do Cacau no Brasil como sede do encontro não foi por acaso, e a programação incluiu, inclusive, uma visita de parte da comitiva ao Centro de Inovação do Cacau, iniciativa do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, que tem a missão de dar suporte às demandas de cacauicultores, indústria e pesquisadores da região, por meio de colaboração e consultoria técnicas e da oferta de serviços laboratoriais.

Conexsus visita o Centro de Inovação do Cacau, instituição parceira da organização

“O centro é uma referência de inovação na região e pudemos ver de perto toda a estrutura e o trabalho que desenvolvem com 14 cooperativas, em 84 localidades do sul da Bahia, desde a identificação da origem até a análise de qualidade”, comenta Fernando Moretti, coordenador da CrediAmbiental, sobre a visita ao parceiro.

Para garantir a segurança de todas e todos, as colaboradoras e colaboradores da Conexsus foram testados para a Covid-19 antes de se reunirem para o encontro.