Em Lábrea, associações agroextrativistas participam de formação sobre gestão social e financeira

Voltar para Notícias

O evento contribuiu para a capacitação de gestores e organizações que participam do Programa de Assessoria da Conexsus, visando a boa gestão do recurso financeiro recebido e a qualificação das práticas gerenciais, com foco na sustentabilidade financeira

No começo do mês, a Conexsus esteve no município de Lábrea, no Amazonas, realizando o InovaCred – Formação em Gestão Social e Financeira de Negócios. O evento contou com a participação de 15 representantes de quatro associações agroextrativistas, dos municípios de Lábrea e Canutama, que receberam crédito pela CrediAmbiental e que agora fazem parte do programa de assessoria da Conexsus.

O objetivo foi contribuir para a capacitação das pessoas que são do corpo gestor ou de tomada de decisão dentro dessas quatro associações, no sentido de qualificar a gestão desses negócios. Nos dois dias e meio de programação, os participantes aprenderam sobre gestão social e gestão financeira e participaram de jogos de aprendizados, dinâmicas participativas e explanação de conteúdo.

Para Antonio Davi Brito, presidente da APAC JG, a formação veio no momento certo, quando as associações estavam precisando de orientação na gestão administrativa financeira. “Só temos que agradecer a todos da equipe Conexsus por esse momento aqui no município de Lábrea. Foi muito importante para todas associações. Nos fortalecemos com esses dois dias e meio de encontro de grande relevância, com trabalho coletivo e participativo”, afirma.

O trabalho da Conexsus vai muito além do acesso ao crédito, uma vez que, após as associações receberem os recursos financeiros via Núcleo de Inovação Financeira, elas são acompanhadas de perto pelo Programa de Assessoria, que tem como objetivo acompanhar e orientar os negócios comunitários contemplados.

De acordo com Antonio, a parceria entre os negócios comunitários e a Conexsus é essencial para os trabalhadores: “ A Conexsus primeiro nos ajudou com o acesso ao crédito, confiando na gente. Depois, com a assessoria e o cuidado que recebemos nessa segunda fase, com as orientações e os conhecimentos compartilhados, estamos mais organizados e conscientes. Através do conhecimento que a Conexsus trouxe para nós, poderemos agora dar mais transparência nas reuniões da associação, organizando as finanças e orientando os associados. Espero que essa parceria dure para sempre!”, afirma.