Em parceria com a CrediAmbiental, Coopgeaf realiza em Ituberá (BA) o 2º seminário anual da cooperativa

Voltar para Notícias

Com o tema ‘Promovendo o crédito rural sustentável’, o evento superou a expectativa de participantes e reuniu mais de 90 inscritos

Produtores participam da abertura do 2º Seminário Anual da COOPGEAF, em Ituberá (BA)

A cidade de Ituberá, no Baixo Sul da Bahia, recebeu no dia 13 de junho o 2º Seminário Anual da Cooperativa Agropecuária do Baixo Sul da Bahia (Coopgeaf).

A segunda edição do evento, realizada em parceria com a Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental da Conexsus (CrediAmbiental), teve como tema ‘Promovendo o crédito rural sustentável’ e contou com 90 participantes, em sua maioria produtores de cacau.

“Promover momentos de diálogo e interação entre os produtores e produtoras, organizações comunitárias, agentes financeiros e outras instituições parceiras é de fundamental importância para criar uma rede unida e que possa alavancar o crédito do Pronaf para os diferentes sistemas produtivos da sociobiodiversidade”, destaca Fernando Moretti, líder da CrediAmbiental, sobre o apoio ao evento.

“Esperamos que momentos como este fortaleçam a cadeia do Cacau no sul da Bahia, e promovam o acesso às políticas públicas de crédito do Pronaf, de forma orientada e acompanhada”, finaliza.

O seminário possibilitou fortalecer esses relacionamentos e uniu esforços entre diferentes instituições, entre agentes financeiros, como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Sicoob, e agentes públicos, representados pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e a Secretaria Municipal da Agricultura de Ituberá, para resolver as principais restrições documentais encontradas na região.

O período da manhã foi dedicado a apresentações da cooperativa, da CrediAmbiental e dos agentes financeiros a respeito da temática do crédito rural. Já no período da tarde, foram montados estandes para atendimento individualizado dos produtores, onde puderam participar de um mutirão de Cadastro Ambiental Rural (CAF), esclarecer pendências relacionadas ao Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) e Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e sanar dúvidas sobre o funcionamento da CrediAmbiental, Pronaf e linhas e propostas de crédito.

Produtores se beneficiam de mutirão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) realizado pela Bahiater no evento

Para Josué Castro de Jesus, Coordenador de Projetos da Coopgeaf e Ativador da CrediAmbiental, o tema do evento foi de grande relevância, servindo para promover o crédito sustentável no território. “A partir das trocas proporcionadas pelo evento, sobre como funciona essa política pública tão importante (Pronaf), já percebemos o maior interesse dos agricultores. Oportunidade valiosa para impulsionar uma região estratégica como a nossa, do Baixo Sul da Bahia, e que demonstra a importância do trabalho desenvolvido pela Conexsus e pela Coopgeaf”, pondera. 

O evento contou com o apoio da GIZ no Brasil, empresa federal alemã para cooperação técnica na promoção do desenvolvimento sustentável, e da ECONAMFI, escritório de projetos e consultorias econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada em Ilhéus (BA).

Sobre a COOPGEAF

A Cooperativa Agropecuária do Baixo Sul da Bahia (Coopgeaf) foi constituída em 31 de agosto de 2007, com o objetivo de agregar valor à produção dos cooperados e gerar desenvolvimento para o território do Baixo Sul da Bahia, região de grande riqueza natural, mas de acentuada desigualdade social e desvalorização dos produtos agrícolas produzidos pelos agricultores familiares. Inicialmente focada no guaraná, a cooperativa ampliou em 2021 as cadeias produtivas incluindo, por exemplo, o cacau, que permitiu a verticalização da produção, a partir do desenvolvimento de produtos com a fruta.

Sobre a CrediAmbiental

A rede de ativadores de crédito socioambiental da Conexsus (CrediAmbiental) é um programa de assistência técnica inovador que combina o desenvolvimento de capacidades locais com financiamento crescente para sustentar a adoção de práticas de produção de baixa emissão de carbono em cadeias de valor sustentáveis.

Por meio de capacitação técnica e financeira contínuas, a CrediAmbiental cria redes locais de “ativadores(as) de crédito” que localizam pequenos produtores associados a negócios comunitários, identificam suas necessidades de crédito rural e estruturam projetos de crédito para acesso ao Pronaf.