Em Valença (BA), Conexsus promove evento de educação financeira para agricultores e produtores rurais

Voltar para Notícias

Agricultores e produtores marcaram presença no evento que uniu a teoria e a prática

 

No último mês, a Conexsus realizou, através da Crediambiental, o evento “Plantando Educação Financeira”no município de Valença, na Bahia, capacitando ativadores de crédito e agricultores e produtores vinculados a CrediAmbiental e ao Programa ALI Rural/Sebrae  com conhecimentos e habilidades financeiras. 

 O evento teve como objetivo capacitar os ativadores de crédito e agricultores com conhecimentos e habilidades financeiras para que possam administrar os recursos financeiros do campo de forma eficaz. Na ocasião, eles puderam aprender como fazer orçamentos, poupar, investir e tomar decisões financeiras relacionadas à agricultura. 

Para o produtor Jeová Castro, 38 anos, o evento foi extremamente importante para orientar os profissionais do campo: “Tivemos a oportunidade incrível de refletir o processo como um todo, desde o plantio do cacau no campo, até a administração dos recursos. O evento nos direcionou e nos mostrou como melhorar a gestão financeira. Foi um divisor de águas que abriu nossos olhos sobre o assunto. Me sinto valorizado como produtor sabendo que a Conexsus, com a magnitude que tem, se preocupa com a gestão financeira dos agricultores”, destaca. 

Também foi possível capacitar os ativadores para sejam multiplicadores e repassem os conhecimentos sobre gestão de recursos financeiros na assistência técnica. Além disso, a CrediAmbiental pôde ensinar os agricultores a administrarem seus recurso financeiros e investirem corretamente em suas propriedades e acessarem o crédito rural de maneira responsável, aumentando a produtividade e melhorando suas rendas. 

O primeiro momento do evento contou com ensino teórico, através de palestra, sobre a importância do controle financeiros, compreensão da composição dos custos e influência no resultado da propriedade rural, conceitos básicos sobre margem bruta, custo de produção, fluxos de entradas e saídas. 

No segundo momento, foi realizada uma atividade prática focada na identificação da “temperatura financeira”, permitindo que cada participante compreendesse seu nível de controle financeiro. Foi utilizada a ferramenta Canvas Radial, um recurso interativo de aprendizagem, que facilitou a identificação das principais dificuldades no controle financeiro e na elaboração de planos de ação para superá-las. 

Os participantes foram divididos em dois grupos de trabalho: produtores e ativadores. Os produtores desenvolveram um modelo para o controle de suas finanças pessoais e o gerenciamento financeiro de suas propriedades, enquanto os ativadores desenvolveram um modelo para identificar as principais dificuldades enfrentadas no campo e estratégias para auxiliar os produtores na gestão financeira. 

Ao final, além da entrega dos certificados, os participantes também receberam um kit com apostila sobre Educação Financeira; caderno de registro para controle das entradas, saídas, produção, venda e contratos; envelopes vermelho para guardar as notas de compras de insumos e verde para guardar as notas de venda de produtos.