Conexsus

Encontro para o desenvolvimento rural na Bahia recebe apresentação da Conexsus

Encontro reuniu agricultores familiares, representantes de organizações e movimentos sociais e populações tradicionais do campo, entre outros

A Conexsus participou, nos dias 15 e 16 do Encontro Estadual de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural em Salvador (BA). O evento reuniu agricultores familiares, representantes de organizações e movimentos sociais, populações tradicionais do campo, dirigentes de instituições sociais executoras de serviços de Ater, gestores públicos, técnicos extensionistas e membros da sociedade civil.

Com o tema central ‘Ater para uma Bahia Mais Forte’, o encontro tratou de temas relacionados ao desenvolvimento rural e debateu questões sobre financiamento, execução, monitoramento e qualidade dos serviços de Ater. A realização é da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Representantes da Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, participaram do evento com a apresentação do Desafio Conexsus 2018. O instituto visa o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis comunitários, para que participem de forma ativa e justa de cadeias produtivas.

A diretora de Agregação de Valor e Acesso à Mercado da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Elisabete Costa, disse que está em andamento uma articulação entre a SDR e Conexsus, para uma parceria que fomentará o desenvolvimento produtivo de associações, colônias de pescadores e cooperativas baianas que fazem gestão de agroindústrias. “É muito bom a Bahia receber as atividades da Conexsus, porque sempre procuramos parceiros dispostos a trabalhar pelo desenvolvimento da agricultura familiar”, comemorou.

A diretora de operações da Conexsus, Carina Pimenta, explicou que a instituição tem como intuito estimular o desenvolvimento rural. “O desafio é induzir à criação de novos arranjos, para a produção e comercialização dos produtos”, disse. O consultor associado da Conexsus, Paulo Guilherme Cabral, detalhou a atuação da Conexsus durante o Desafio: “o foco será nas áreas da sociobiodiversidade e na produção agroecológica, florestal, de alimentação saudável e de orgânicos no Brasil”.

As cooperativas e associações interessadas em participar, deverão preencher um cadastro no site do Desafio Conexsus (www.desafioconexsus.org), a partir de 22 de maio de 2018.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia.

www.conexsus.org
contato@conexsus.org
+55 (91) 3038-8821 / +55 (41) 99588-9818 / +55 (21) 3546-5432

Av. Romulo Maiorana, 2093
Belém-PA / Brasil / 66093-605