Equipe Conexsus se reúne em comemoração aos 5 anos da instituição

Voltar para Notícias

O econtro em comemoração do primeiro quinquênio da Conexsus e os resultados do último também promoveu o alinhamento e integração da equipe e rodadas entre núcleos.

Durante os dias 27 a 1º de dezembro a equipe Conexsus esteve reunida em Alter do Chão, no Pará, para a “Semana Conexsus”. O encontro teve como objetivo celebrar os primeiros 5 anos de criação da instituição, analisar os resultados alcançados ao longo do ano, integrar equipes e núcleos, ampliar o reconhecimento sobre o território e parceiros de atuação, além de compartilhar a versão final da Teoria de Mudança da Conexsus (TdM) e as prioridades para a atuação no próximo ano.

Um dos principais momentos do encontro foi a apresentação da Teoria de Mudança (TdM) da Conexsus. Tendo como horizonte de atingimento o ano de 2030, a TdM foi construída ao longo do ano, contando com a participação das principais lideranças da Conexsus. Esse instrumento descreve o encadeamento de resultados esperados pela organização para gerar o impacto pretendido junto ao ecossistema de negócios comunitários de impacto socioambiental, especialmente para a geração de renda e conservação de biomas.

Além disso, a programação contou com inúmeros painéis, debates, exposições, balanços, mapeamento e planejamento das prioridades de 2024, além de visita de campo da equipe na Floresta Nacional do Tapajós.

Segundo Renan Araújo, Responsável Financeiro, Conectado no Rio de Janeiro, o Encontro Conexsus foi uma oportunidade ímpar de integração entre as várias áreas do Instituto. “Esta semana nos permitiu momentos de trocas e até mesmo ótimos diálogos sobre soluções operacionais, além de uma excelente oportunidade para a equipe do Escritório conhecer o trabalho na ponta e o território do Baixo Tapajós”, afirmou Araújo.

Para Marlena Soares, Articuladora de Programas Socioambientais, conectada em Alter do Chão, o encontro da equipe no território vai melhorar o trabalho da Conexsus: “Por eu ter uma atuação muito presente em campo, sempre senti o quão era importante para todo o time aterrissar na região onde os nossos projetos estão presentes, para que todos tivessem uma compreensão mais próxima do dia a dia de quem vive na comunidade, para além do negócio comunitário, e principalmente sentisse o impacto não mensurável na vida das pessoas”, explica.