Com o arrefecimento da pandemia de covid-19 e a retomada do trabalho em campo no fim de 2022, uma demanda estratégica foi identificada para aprimorar as iniciativas para o ano de 2023: a capacitação das equipes internas da Conexsus.
“O desenvolvimento de competências sobre mercado, gestão, produção e até educação para adultos foram alguns dos temas identificados pelas equipes como necessidades de preparação ou nivelamento para assessoria e ativação de negócios comunitários”, destaca Júlia de Marins, Analista de Desenvolvimento e Aprendizagem da Conexsus.
Nesse sentido, já em janeiro, a Conexsus realizou, por meio da Conect@ – Comunidade de Aprendizagem Conexsus, uma formação virtual sobre Comércio Justo. Ministrada pelo consultor Alexandre Goulart e pela assessora de negócios Irilene Vale, o curso teve carga horária de 30 horas (janeiro a março) e abordou: tendências de consumo e mercados; mercados diferenciados e padrões de sustentabilidade; movimento social e sistema de garantias; sistema de comércio justo WFTO; e estudos de casos. Profissionais de todas as áreas participaram e 11 foram certificados após dedicado trabalho para realizar exercícios práticos e finalizar o processo formativo com a elaboração de um plano de ação, para inclusão das práticas da formação na rotina de trabalho.
Em março, foi a vez de focar em metodologia. Em quatro dias presenciais, a Conexsus viabilizou, em parceria com a EcoConsult e GIZ, a formação de 22 profissionais do Instituto e de organizações parceiras, como Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA); Instituto Federal do Pará (IFPA); Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e Universidade do Estado do Amapá (UEAP). De 20 a 24 de março, a turma trabalhou a educação de adultos (andragogia) e o uso de jogos para aprendizagem. Em complemento, a turma formou uma comunidade de prática, por meio de um grupo de WhatsApp para partilhar as aplicações práticas da metodologia e seguir conversando sobre temas relacionados.
Entre março e maio, a meta foi capacitar a equipe de ativação de negócios comunitários recém-chegada à Conexsus (AtivaNC). Em formação virtual, quatro ativadoras e três articulares de ecossistemas participaram de quatro módulos virtuais, sobre educação de adultos e aprendizagem, modelagem de negócios, gestão financeira e estratégia comercial, assuntos estratégicos na estruturação e sustentabilidade de negócios comunitários.
Chegando ao mês de junho, a comunidade de prática de multiplicadores em competências econômicas decidiu, coletivamente, por se reunir virtualmente para uma capacitação sobre um tema estratégico para o grupo: mapeamento de multicadeias de valor. Assim, nos dias 27 e 28 de junho, a Conexsus e a EcoConsult realizaram um minicurso virtual sobre o assunto, a partir da metodologia Value Links (GIZ). Em seis horas de encontro, a turma falou sobre conceitos, objetivos, formas de aplicação e passo a passo do mapeamento.
E a programação de gestão do conhecimento continua no segundo semestre, quando a Conect@ realizará um aula-oficina virtual interna em Gestão de Produção, tema decisivo para a sustentabilidade e acesso a crédito ou a novos mercados por associações e cooperativas da agricultura familiar, e levantamento de conhecimentos sobre quatro temas-chave de atuação organizacional.