Governo da BA capacita jovens lideranças da agricultura familiar com apoio da Conexsus

Voltar para Notícias

Desenvolver competências empreendedoras em jovens líderes das comunidades rurais. Esse é o principal objetivo do Lidera BP – Formação e Desenvolvimento de Jovens Líderes do Projeto Bahia Produtiva, um programa de capacitação lançado, nesta quarta-feira (08), pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A capacitação propõe transformar ideias em oportunidades, direcionar e capacitar jovens líderes das organizações da agricultura familiar, para estarem aptos a gerenciar, criar valor econômico e potencializar o ciclo de vida sustentável e perpétuo dos negócios cooperativos.

“Será uma experiência de quatro meses, com encontro semanais, que tem como metas desenvolver competências empreendedoras para o jovem líder, abordando temas como planejamento e gestão, busca pela inovação, inteligência de mercado, tomada de decisão para acessar novos mercados e estratégias para melhorar o nível de competitividade e desempenho das organizações. Estamos lançando a semente hoje para que ela possa germinar e trazer benefícios na vida desses jovens”, explica o coordenador de Inteligência de Mercado do Bahia Produtiva, Aldir Parisi.

Organizado em cinco módulos (Cooperativismo e Associativismo, Empreendedorismo, Finanças e Tributação para as Cooperativas, Gestão de Marketing e Vendas, Liderança Transformadora), a articulação do conteúdo da formação é desenvolvida pela Conect@ – Comunidade Virtual de Aprendizagem da Conexsus, e conta ainda com apoio do Sebrae.

Composta por 31 jovens, entre 16 e 30 anos, de 25 municípios baianos, a turma conta com representantes de comunidades relacionadas a cooperativas e associações atendidas pelo projeto Bahia Produtiva, incluindo comunidades quilombolas e povos indígenas.

“Estamos muito animados com a oportunidade desse curso, desde a apresentação da estrutura didática ao conhecimento atrelado à prática. Me sinto em uma graduação”, destacou Lucas Ataíde, da Associação Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras.

Com informações da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) da Bahia.