Guia “Como Acessar Crédito Rural pelo Pronaf?” é lançado para apoiar a Agricultura Familiar, Povos e Comunidades Tradicionais que atuam com os produtos da Sociobiodiversidade

Voltar para Notícias

Nesta terca-feira (5), foi lançado na Embrapa Sede, em Brasília, DF, o guia Como Acessar Crédito Rural pelo Pronaf? – Passo a Passo para a Agricultura Familiar. Disponibilizado gratuitamente, o guia visa facilitar o acesso ao crédito rural para Agricultoras, Agricultores, Agroextrativistas, Povos e Comunidades Tradicionais que atuam com os produtos da Sociobioeconomia, oferecendo um passo a passo claro e objetivo para solicitar recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O material, desenvolvido pela Conexsus em parceria com a GIZ e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com o apoio da Embrapa Bem Diverso Sustenta e Inova e Instituto Clima e Sociedade (iCS), fornece informações detalhadas sobre documentação, elaboração de projetos de crédito, transmissão de projetos e também apresenta temas importantes sobre o planejamento familiar e educação financeira para uma boa gestão dos recursos e pagamento com adimplência.

“Com o lançamento do Guia e informações facilitadas é esperado um estímulo no acesso ao Pronaf para a Sociobioeconomia, de modo a ampliar a geração de renda e melhorar os sistemas produtivos familiares por meio do financiamento aliado a práticas produtivas sustentáveis. O Pronaf é uma oportunidade importante e fundamental, já que estamos falando de crédito com taxas de juros mais baixas, prazos estendidos e condições melhores de pagamento, além de descontos de 25% a 40% para pagamento com adimplência em algumas linhas de crédito. Por outro lado, ações estratégias para solução de problemas documentais dessas famílias devem ser colocadas em prática”, afirma Fernando Moretti, Líder de Crédito Socioambiental da Conexsus.

Além de explicar as linhas de crédito disponíveis, o guia destaca casos práticos de comunidades que já utilizam o Pronaf, como a Cooperativa Manejaí no Marajó (Pará) e a Associação dos Produtores Agroextrativistas do Médio Purus no Amazonas. Para essas comunidades, o acesso ao crédito tem sido um fator transformador, permitindo investimentos em tecnologias de manejo sustentável e contribuindo para a sociobioeconomia.

Esse guia representa um marco importante no fortalecimento da agricultura familiar e na construção de uma economia mais sustentável para a Amazônia e outros biomas. A publicação está disponível para download aqui.