Ativação de Ecossistemas Regionais

Voltar para Iniciativas

Os negócios comunitários constroem suas trajetórias nos territórios em que estão inseridos. É nos territórios que se verificam seus impactos positivos de geração de renda e conservação de florestas e biomas. Ali também se encontram outros atores e redes que influenciam e apoiam o desenvolvimento dos negócios comunitários, constituindo assim os ecossistemas regionais de negócios comunitários.

A Amazônia e o Cerrado são biomas prioritários para a geração dos impactos da Conexsus, associados à agenda de conservação e controle do desmatamento e o seu rebatimento na agenda climática. A atuação nos demais biomas é relevante por conta de aspectos adicionais específicos, considerando, por exemplo, a densidade organizacional e o impacto social das organizações na Caatinga e a maturidade organizacional e os acúmulos em cooperativismo e acesso a mercados nas regiões Sul e Sudeste.

As iniciativas do Programa de Ativação dos Ecossistemas Regionais da Conexsus intensificam a geração de oportunidades e soluções nos territórios, que são co-criadas e contextualizadas com parceiros regionais que conhecem a realidade local dos negócios comunitários. Buscamos consolidar um ambiente de parcerias, soluções e recursos de uso compartilhado que contribuam para o desenvolvimento de negócios comunitários de maneira autônoma e sustentável no longo prazo.