Ativação de Soluções Comerciais

Voltar para Iniciativas

Com o objetivo de ampliar as soluções comerciais para outros mercados consumidores, a Conexsus lançou no início de 2022 a iniciativa Ativando Novas Soluções Comerciais para Negócios Comunitários.

O objetivo do projeto é apoiar a modelagem e o desenvolvimento de soluções comerciais oferecidas por negócios de impacto ou por negócios comunitários de comercialização em rede:

  • A primeira etapa do projeto consistiu em um mapeamento das soluções potenciais através da rede de incubadoras e aceleradoras parceiras da Conexsus.
  • A segunda etapa concedeu aos negócios selecionados (ver lista abaixo) um apoio de capital semente da Conexsus para a implementação das soluções junto a negócios comunitários.
  • Por fim, a terceira etapa consistirá na utilização dos serviços pelos negócios comunitários, a ser acompanhada por assessores da Conexsus durante os primeiros meses de execução do projeto.

Confira os 5 projetos-piloto selecionados:

 

Local.e (SP)

Objetivo estratégico: Fortalecimento da capacidade de acesso ao varejo dos negócios comunitários

Plataforma que acelera o crescimento de pequenos negócios, facilitando suas jornadas até o varejo, ao oferecer conhecimento sobre a dinâmica do varejo, acesso à inteligência comercial das redes de supermercados e networking com parceiros e outras pequenas empresas.

CompreCoop (BA)

Objetivo estratégico: Abertura de mercados, aumento das vendas e valorização dos produtos da agricultura familiar

Empresa de representação comercial, especializada na venda de produtos de cooperativas para varejistas, nos mercados de Feira de Santana e Salvador (BA). Oferece suporte logístico, com rotas compartilhadas para a coleta dos produtos, estocagem em centro de distribuição e representação comercial com e-commerce próprio.

Central do Cerrado (DF)

Objetivo estratégico: Aumento da produtividade dos pontos de venda atendidos e melhoria da estratégia de comunicação

Cooperativa central com 34 cooperativas filiadas, tem como foco promover a estratégia de acesso a mercados das suas cooperadas. Atua com mais de 250 itens de produtos em diferentes canais de comercialização. Contam com um centro de distribuição e uma agroindústria para pequenos processamentos.

MERCAF (BA)

Objetivo estratégico: Consolidar a plataforma como principal canal online de comercialização da agricultura familiar na BA e no NE

Iniciativa de apoio à comercialização empreendida pela Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar da Bahia (Unicafes BA), com 22 cooperativas filiadas. Possuem um marketplace para a venda de produtos da agricultura familiar na região metropolitana de Salvador, e centro de distribuição de produtos.

Central da Caatinga (BA)

Objetivo estratégico: Estruturar o hub de negócios da cooperativa

Articulação de organizações de agricultores e agricultoras familiares do semiárido brasileiro (9 cooperativas, em 07 territórios), trabalha para contribuir com o desenvolvimento sustentável da produção da agricultura familiar, buscando novas possibilidades de inserção mercantil dos produtos da caatinga.

 

O foco da iniciativa é disponibilizar as soluções comerciais nos mercados do Sudeste e do Nordeste, ampliando o acesso a produtos rurais e sustentáveis da sociobiodiverdidade brasileira em grandes centros urbanos.

Parceiros