Conect@

Voltar para Iniciativas

Conhecimento como ferramenta de impacto

O desenvolvimento de capacidades é uma estratégia transversal da Conexsus no fortalecimento dos negócios comunitários de impacto socioambiental. Por isso, em 2020, o instituto criou a Conect@ – Comunidade de Aprendizagem da Conexsus, estruturada em quatro eixos de atuação – formação, conteúdo, integração e comunidade. O programa surgiu durante a pandemia, com ações de aprendizagem em formato de cursos e elaboração de materiais de ensino-aprendizagem 100% virtuais. Já a partir do segundo semestre de 2022, a volta ao trabalho em campo impulsionou as capacitações híbridas, combinando etapas virtuais e presenciais.

Em 2023, o objetivo da Conect@ é apoiar o aumento de escala dos programas da Conexsus, investindo em formação de multiplicadores, treinamentos internos e gestão de conhecimentos.

A Conect@ atua a partir de metodologias ativas de aprendizagem e conteúdo próprio, desenvolvido pelas equipes técnicas.

Conteúdo

Os materiais de ensino-aprendizagem da Conect@ são elaborados em formato de Objetos de Aprendizagem, que podem ser utilizados virtual ou presencialmente, e combinados de inúmeras formas (diferentes trilhas de aprendizagem). Atualmente, a Conect@ tem quase 100 objetos de aprendizagem produzidos sobre: Modelagem de Negócios, Gestão e Educação Financeira, Estratégia Comercial, Inteligência e Tipos de Mercado, Gestão de Produção, Gestão Social, Crédito Rural, Cadeias da Sociobiodiversidade e Equidade de Gênero.

 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Formações

As ações de capacitação e treinamento da Conect@ são voltadas aos negócios comunitários integrantes da rede Conexsus e às equipes do próprio instituto.

  • Inova: As formações dessa categoria são destinadas a gestoras/es de negócios comunitários. Equivalentes a cursos de extensão, os cursos Inova incluem etapa inicial de diagnóstico individual e organizacional, seguida por módulos temáticos e projeto aplicativo. A Conect@ já testou o InovaGestão e o Inova.Cred, sendo o primeiro sobre gestão e governança de cooperativas da agricultura familiar e o segundo sobre gestão de crédito organizacional.
  • Ativa: Nesta categoria, o foco são as equipes internas e parceiras que representam a Conexsus nos territórios. O conteúdo programático das formações Ativa incluem andragogia, módulos temáticos e aplicação prática. A AtivaCred é uma formação continuada que visa a preparar activadoras/es de crédito socioambiental para a facilitação do acesso de extrativistas e pequenas/os produtoras/es rurais ao crédito rural. Já a AtivaNC é a formação de profissionais da Conexsus para o desenvolvimento de organizações econômicas de base comunitária, a partir da gestão, governança e estruturação enquanto negócio.

Integração

A Conexsus também investe na integração e atualização das suas equipes. Em 2022, a Conect@ e a Comunicação do instituto criaram um programa de onboarding (integração) para novas/os profissionais contratadas/os. Além disso, já em 2023 mais de 30 profissionais do quadro fixo da Conexsus passaram por treinamentos relacionados a temas que estão no DNA da organização: comércio justo, métodos de aprendizagem ativa e gestão de negócios comunitários.

Comunidade

A Conect@ utiliza a metodologia da comunidade de prática para fortalecer a conexão entre equipes e organizações parceiras da Conexsus, abordando temas de interesse para determinados grupos. Em 2021, três comunidades foram testadas com pontos focais de negócios comunitários sobre os temas: mercados institucionais, cooperativas centrais e diversificação comercial. A experiência mostrou que novas estratégias de engajamento, bem como uma boa seleção de integrantes para as comunidades são fundamentais para o sucesso da aplicação da metodologia. Em 2023, as comunidades de prática e outros formatos de criação coletiva e compartilhamento de conhecimentos são prioridades para o programa.

Alcance

Mais de 300 representantes de organizações parceiras ou beneficiárias dos programas técnicos da Conexsus passaram por formações da Conect@, em 2021 e 2022, sobre acesso ao crédito rural, educação financeira no campo, gestão de cooperativas rurais e perspectivas de gênero.

Veja no mapa abaixo a distribuição do público da Conect@: