Conexão Semiárido

Voltar para Iniciativas

Mais oportunidades de mercado para a agricultura familiar do semiárido brasileiro

Agricultores familiares da Chapada do Vale do Rio Itaim, no Piauí, e do Sertão do São Francisco, na Bahia, ganharam, com o projeto Conexão Semiárido, um aliado para aprimoramento na comercialização de seus produtos. Ao todo, 19 empreendimentos comunitários participaram da iniciativa, que teve início em junho de 2020 e se encerrou no começo de 2022, e beneficiou diretamente 1.388 produtores da agricultura familiar, sendo cerca de 60% mulheres (815) e 40% homens (573).

O projeto se concentrou em duas cooperativas: a Coovita (Cooperativa de Produtores e Produtoras da Chapada do Vale do Rio Itaim) e a Central da Caatinga (Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga).

As duas organizações estão localizadas na região da caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, mas extremamente ameaçado pelo desmatamento e a exploração predatória dos recursos naturais.

O objetivo do projeto foi o fortalecimento das organizações comunitárias a partir de suas estratégias de comercialização dos produtos da agricultura familiar e populações tradicionais, aumentando a renda e melhorando a qualidade de vida dessas populações, que, com seus modos de vida, protegem o bioma.

Para uma visão ampla dos aprendizados gerados ao longo da implementação do projeto, baixe a cartilha completa com as principais estratégias adotadas, seus acertos e dificuldades, clicando aqui.

Parceiros