Fundo Socioambiental Conexsus

Voltar para Iniciativas

A estratégia do Fundo Socioambiental Conexsus é estimular o acesso ao crédito rural de custeio e investimento nas unidades de produção de extrativistas, comunidades indígenas, pescadores e de agricultores familiares de cooperativas e associações econômicas socioambientais, e por pequenas e médias empresas, que melhoram o uso da terra e contribuem para evitar o desmatamento e a pressão sobre os recursos naturais.

A partir do dinheiro repassado pelo Fundo, a organização apoiada ganha uma melhor condição para captar recursos de várias fontes; uma delas é o Pronaf. O acesso ao crédito pode ocorrer de duas formas:

1) Recuperação de Crédito – muitas cooperativas da agricultura familiar não conseguem acessar os créditos subsidiados;

2) Crédito de Garantia – que destrava o acesso para pequenas e médias empresas e cooperativas que não possuem todo o aporte de garantia necessário para acessar recursos maiores, com potencial de impulsionar seus negócios.

Desde o seu lançamento, o Fundo já investiu mais de R$ 12 milhões em 85 empreendimentos comunitários e 4 startups de impacto em cadeias de valor prioritárias, beneficiando mais de 19 mil produtores e 14 mil hectares.

Em média, as organizações financiadas aumentaram suas receitas em 104% desde o primeiro empréstimo; 81% do crédito foi implantado em organizações com zero inadimplência, o que corresponde a 75% do pipeline de 2022.

Reconhecimento internacional

Em 2020 o Fundo Conexsus recebeu o endosso do Global Innovation Lab for Climate Finance (The Lab) como uma das oito soluções financeiras inovadoras no mundo com alto potencial para impulsionar a ação climática e a recuperação verde.