No nível local de fortalecimento organizacional dos negócios comunitários, a Conexsus atua com ciclos de desenvolvimento, utilizando as ferramentas desenvolvidas especificamente para a realidade das cooperativas e associações, levando em conta diferentes estágios de maturidade das organizações – que podem seguir ciclos de modelagem de negócios básicos ou jornadas de aceleração mais avançadas.
A Conexsus funciona em rede, por isso, os ciclos são executados com organizações mobilizadas por instituições parcerias locais. O modelo é composto por dois processos complementares: um de formação, através das oficinas de modelagem, e outro de assessoria.
Formação (2 a 4 meses)
Assessoria (12 a 18 meses)
Os ciclos de desenvolvimento vêm acontecendo desde o início da operação da Conexsus, em 2018, e foram organizados de forma a trazer um formato único e inovador. Na Amazônia, os locais de execução são: Rondônia, Baixo Tapajós (PA), Baixo Tocantins (PA) e Noroeste do Mato Grosso. Nos demais biomas, há os ciclos do Cerrado, da Baixada Cuiabana e do Semiárido (Bahia e Piauí).
Os Ciclos e a Assessoria se relacionam para construção e aprendizagem. As ferramentas desenvolvidas na assessoria são utilizadas nos ciclos e os aprendizados dos ciclos amparam a preparação de atividades da Assessoria.
Atualmente, 98 organizações estão passando pelos ciclos de modelagem, em diferentes etapas, sendo 67 na Amazônia.