Manejadores de Pirarucu da Amazônia acessam crédito pela primeira vez com apoio da Conexsus

Voltar para Notícias

Com a persistência da Rede de Ativadores, 17 pescadores artesanais foram beneficiados com acesso ao crédito

No mês de outubro, a Conexsus levou a Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental da Conexsus (CrediAmbiental) para o município de Lábrea, no interior do Amazonas, e garantiu, pela primeira vez, que pescadores artesanais que desenvolvem o manejo do pirarucu – técnica sustentável que preserva a espécie ao mesmo tempo que conserva o seu bioma e ecossistema, tivessem acesso ao crédito via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Ao todo, 17 pescadores da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Médio Purus (ATAMP) que realizam o manejo de pirarucu legal, trabalhando com a vigilância, limpeza e a preservação dos lagos, foram orientados pela equipe CrediAmbiental e conseguiram o acesso ao crédito. A expectativa é que a partir de agora ao menos mais 50 a 70 famílias de manejadores também tenham acesso ao crédito.

Os irmãos Jelsenir Barbosa de Souza, 32 anos, e Ednilton Barbosa de Souza, 41 anos, trabalham há 12 anos com o manejo do pirarucu e contam que, em todo esse tempo, essa foi a primeira vez que tiveram acesso ao crédito, que vai garantir a compra de insumos e materiais para a melhoria do trabalho. “A Rede de Ativadores da Conexsus nos ajudou bastante com o acesso ao crédito, agilizando todo o processo e dando o apoio necessário para a gente”, agradeceu Jelsenir.

Para Ednilton, o trabalho da Conexsus em parceria com o Banco da Amazônia (BASA)foi essencial para que os pescadores conseguissem o crédito. “Recebemos o gerente do banco aqui na nossa comunidade e, graças ao trabalho da Rede de Ativadores que se deslocou da cidade até a comunidade, conseguimos o crédito que beneficiará nossa pesca e, principalmente, nossas famílias”, afirma.

Segundo o presidente da ATAMP, Jessé Oliveira, 30 anos, a persistência da Rede de Ativadores, que buscaram alternativas para que pudessem efetivar cada proposta foi imprescindível. “ A parceria com a Conexsus é uma excelente oportunidade para a Associação e para os pescadores. Com ela, conseguimos levar o acesso ao crédito diretamente para a comunidade, sem precisar que o pescador se desloque até a cidade, o que gera um custo enorme para o manejador”, conclui.

Fernando Moretti, Líder da CrediAmbiental, acredita que “o Pronaf é a principal política pública de crédito rural no Brasil, e ao promover o acesso pela primeira vez de pescadores artesanais que fazem o manejo sustentável do pirarucu, estamos contribuído fortemente para o desenvolvimento desta cadeia da sociobioeconomia, ao mesmo tempo que reconhecendo o importante trabalho realizado por estas comunidades”.

CREDIAMBIENTAL

A CrediAmbiental, rede de ativadores socioambiental da Conexsus, é um programa que integra as abordagens de acesso a financiamento para os Negócios Comunitários e seus associados/cooperados. A Rede de Ativadores de Crédito da parceria Conexsus e Banco da Amazônia é inovadora porque é constituída por técnicos dos próprios territórios, vinculados aos Negócios Comunitários, prioriza as ações de educação financeira, gênero, melhoria do processo produtivo e utilização correta dos recursos dos financiamentos do Grupo “B” e de custeio agrícola do Pronaf, para o destravamento do crédito para as cadeias da sóciobioeconomia.

Esses profissionais, por sua vez, assessoram as famílias dos cooperados e dos territórios, com orientações técnicas para manejo e produção sustentáveis, diagnósticos das unidades de produção familiares e elaboração de projetos de crédito; e fazem o trabalho de educação financeira e acompanhamento da sua execução, garantindo a boa utilização do crédito e a adimplência.