Missão Impacto Social: Conexsus e ONGs brasileiras vão buscar inspiração no Vale do Silício

Voltar para Notícias

O projeto promoverá encontros virtuais entre o terceiro setor brasileiro e companhias como Netflix e Google para intercâmbio de experiências e aprendizados

A Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público e no Terceiro Setor, coalizão formada pela Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize, e República.org, quer aproximar 30 lideranças de ONGs brasileiras a representantes de empresas do Vale do Silício. Para isso, criou o projeto Missão Impacto Social, que acontece entre março e maio deste ano, e conta com apoio técnico da BayBrazil.

Conexsus, BrazilLAB, Fundação Estudar, Sou da Paz, Vetor Brasil e CIEB são seis das 30 ONGs brasileiras que participarão do Missão Impacto Social. As áreas de atuação das instituições são diversas, tais como meio ambiente e sustentabilidade, tecnologia e inovação, educação, administração pública, segurança pública e justiça social, saúde pública e proteção social.

Nos três meses do projeto, as lideranças do terceiro setor brasileiro participarão de seis encontros virtuais. Cada uma das reuniões abordará um tema diferente, passando por desenvolvimento de equipes e lideranças, pensamento sistêmico, captação de recursos e novas formas de financiamento, desenho organizacional e planejamento estratégico, gestão e avaliação de impacto e gestão de redes e parceiros.

A gerente de projetos da Fundação Brava e coordenadora da Missão Impacto Social, Bruna Mattos, diz que os temas escolhidos refletem os principais desafios do terceiro setor brasileiro. “Acreditamos que desse encontro entre Brasil e Vale do Silício possam surgir aprendizados, trocas de experiências e conexões que contribuam para a atuação das instituições e para um momento de novas demandas para o terceiro setor.”

Iniciada no dia 10 de março, a iniciativa contou em seu primeiro encontro com a participação de Luciane Carillo, diretora de Customer Service LatAm da Netflix, e Nelson Mattos, ex-vice-presidente da Google e IBM. Também estão previstos encontros com Google e representantes de instituições do terceiro setor norte-americano, como a Betty Moore Foundation e o Fundo de Investimentos Sociais NeSst.

“Ficamos honrados com o convite para participar do projeto e muito felizes pelo reconhecimento do trabalho feito pela Conexsus. Poder fazer parte de um grupo tão distinto como esse e intercambiar conhecimentos e práticas tão ricos sem dúvida irá beneficiar ainda mais toda a rede de atuação da nossa organização”, destaca Marina Campos, diretora da Conexsus.

Com informações da Forbes Brasil.