Negócios pela Terra: Conexsus promove pré-lançamento de plataforma de comercialização e serviços para produtos da sociobiodiversidade

Voltar para Notícias

Pequenos e médios negócios da sociobiodiversidade brasileira puderam conferir em primeira mão a iniciativa

Um hub de serviços de qualificação e comercialização para conectar quem produz de forma sustentável e quem consome de forma consciente, através de parceiros que promovem o comércio justo, esta é a proposta da plataforma de mercado digital Negócios pela Terra, pré-lançada na última semana pela Conexsus.

A plataforma, que é uma iniciativa da Conexsus dedicada a promover a diversificação comercial de negócios comunitários de impacto socioambiental, foi apresentada na quarta-feira (27/04) para pequenos e médios negócios de diversas regiões do Brasil, que foram convidados a se cadastrar e testar em primeira mão a plataforma.

“Além de uma apresentação das funcionalidades da plataforma, o evento também proporcionou a interação entre diversos atores envolvidos na comercialização de produtos da sociobiodiversidade, incluindo os próprios negócios comunitários e prestadores de serviços. Foi possível ouvir as expectativas em relação aos benefícios esperados da plataforma, de acordo com diferentes perspectivas e pontos de vista”, afirma Fabiana Munhoz, líder do Núcleo de Acesso a Mercado da Conexsus.

O projeto, desenvolvido no âmbito do Trilhas para Exportação, quer ampliar a comercialização de produtos rurais e florestais de origem responsável, contribuindo para a geração de renda no campo e conservação de florestas e biomas, em três frentes: curadoria e conexão com negócios comunitários de impacto socioambiental qualificados, integração com prestadores de serviço de comercialização e de qualificação para a comercialização e conjunto de ferramentas para organizar e facilitar a troca de informação entre parceiros.

Movimento Negócios pela Terra

A plataforma de comercialização e serviços é uma iniciativa do Movimento Negócios pela Terra, iniciativa criada em 2019 pela Conexsus com o objetivo de dar escala a soluções de comercialização e investimentos que promovam cadeias de valor mais justas para os produtos da agricultura familiar e da biodiversidade brasileira.

Uma de suas primeiras ações foi o levantamento, junto de 80 empresas de diversos segmentos, sobre critérios e especificações de insumos e produtos sustentáveis, além de outras dificuldades que impossibilitam arranjos comerciais com os negócios comunitários.

Os números, resultados e indicadores do mapeamento da demanda de empresas potencialmente compradoras de produtos da sociobiodiversidade foram transformados em 2020 na publicação ‘Negócios pela Terra: Inteligência de Mercado para Negócios Comunitários’, que pode ser acessada aqui.

Trilhas para Exportação

O Trilhas para Exportação é um programa de acesso a mercados da Conexsus que visa ativar a rede de negócios comunitários para expandir as oportunidades de suas cadeias de valor junto aos mercados internacionais.

A iniciativa conta com o suporte do programa Partnerships for Forests e do Programa de Facilitação de Comércio Brasil – Reino Unido, apoiados pelo governo britânico no país e implementados pela consultoria Palladium.

Em sua primeira jornada de capacitação, foram mais de 28 horas de qualificação sobre oportunidades e preparação para o mercado internacional, marketing e operações, com 40 pequenos e médios negócios de base comunitária, de diferentes níveis de maturidade, de diversas cadeias e de diferentes regiões do Brasil.