No Amazonas, Conexsus marca presença no Fórum do Território do Médio Juruá

Voltar para Notícias

O Fórum TMJ tem como objetivo reunir as principais instâncias de deliberação do território para apresentação de resultados, propostas e encaminhamentos de governança para o território.

Nos dias 16 e 17 de novembro a Conexsus participou da 34ª Reunião do Fórum do Território do Médio Juruá (FTMJ), no auditório da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) em Carauari, no Amazonas. Buscando ampliar e qualificar cada vez mais sua atuação no território, a participação no Fórum do Médio Juruá foi uma oportunidade para compreender as ações e resultados dos negócios comunitários e parceiros, divulgar o trabalho e estabelecer o diálogo com atores do ecossistema local.

A Conexsus atua na ativação do ecossistema de negócios comunitários do Médio Juruá, em parceria com o Memorial Chico Mendes (MCM), Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), a Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA) e a Fundação Banco do Brasil (FBB) através do projeto Conexão Ecoforte nas principais cadeias: oleaginosas, pescado e farinha. Os objetivos da parceria são: 1) Aprimorar a gestão e governança dos negócios comunitárias; 2) Conectar os negócios comunitários aos mercados; 3) Desenvolver o acesso a financiamento adequado à maturidade dos negócios comunitários e seus membros.

A participação da Conexsus teve a intenção de entender o espaço do fórum para o desenvolvimento dos negócios do território e articular um espaço de apresentação e a participação mais qualificada da Conexsus, bem como apresentar os resultados da inciativa Amazônia em Conexões: mapear os diferentes territórios, entender como esse ambiente é propicio para desenvolver os negócios do território. A partir da “iniciativa Amazônia em Conexões” a Conexsus prospecta implementar uma agenda de ativação dos negócios comunitários para apoiar a jornada de desenvolvimento de negócios do médio Juruá.

O evento também contou com a participação de associações de base comunitária que compõem o FTMJ: Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária do Médio Juruá (CODAEMJ), Associação dos Moradores Agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari (AMARU), Associação do Povo Deni do Rio Xeruã (ASPODEX), Associação dos Moradores Agroextrativistas do Baixo Médio Juruá (AMAB), Associação Ambiental, Extrativistas, Pescadores e Produtores Rurais de Itamarati (AAEPPRI), Associação dos Produtores Agroextrativistas da Comunidade Nova Esperança (AANE), Associação de Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá (ASMAMJ), Associação dos Moradores Extrativistas da Comunidade São Raimundo (AMECSARA), liderança da aldeia matatiben.

Também marcaram presença no evento instituições parceiras estavam como o Instituto de Educação do Brasil (IEB), Natura Cosméticos, ICMBio, Conselho Nacional dos Povos Extrativistas (CNS), o Memorial Chico Mendes (MCM), Sitawi, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), OPAN, Fundo Médio Juruá, Instituto Juruá, Universidade Estadual do Amazonas, instituto Fronteiras, Conexsus, IABS.