Açaí de feijó conquistou a IG e novas oportunidades de mercado podem surgir para o produtores da fruta
A indicação geográfica é um reconhecimento importante que ocorre quando um território é identificado como sendo especializado na produção de um produto ou serviço específico. Esse reconhecimento pode ser baseado na fama do produto ou nas características únicas do local, que incluem fatores como: clima, solo, vegetação e o conhecimento técnico local.
Obter a indicação geográfica traz diversos benefícios, tanto para os produtores quanto para a região em questão. Isso inclui aumento da produtividade e competitividade, fortalecimento da governança local, estímulo à economia regional, maior reconhecimento dos produtos da área, aumento na exposição na mídia e um significativo aumento no turismo. No geral, a indicação geográfica ajuda a proteger e promover produtos regionais de alta qualidade, beneficiando tanto os produtores quanto a comunidade local.
Indicação Geográfica do Açaí
Na região amazônica temos a primeira Indicação Geográfica para o açaí de Feijó, no estado do Acre. A conquista é resultado de um esforço conjunto entre produtores locais, instituições e Sebrae, que apoiaram a candidatura da fruta.
Reprodução: Google imagens
A certificação reconhece a qualidade e as peculiaridades do produto, que se destaca pelo sabor e características únicas. Essa conquista também tem o potencial de impulsionar a economia local, movimentando o turismo e aumentando o reconhecimento do açaí de Feijó no mercado nacional e internacional. O reconhecimento é um exemplo de como a valorização dos produtos regionais e a proteção de sua origem podem contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais e do fortalecimento de negócios de impacto. Além de tudo isso a conquista também representa uma oportunidade única para os produtores de açaí do Acre ampliarem seus negócios e fortalecerem sua presença no mercado.
Em Cametá, município do estado do Pará, a Universidade do Estado do Pará, destacou a importância da obtenção da Indicação Geográfica para o açaí do município, uma região famosa por sua produção de açaí de alta qualidade. As pesquisas da universidade ressaltam a singularidade das condições climáticas e geográficas de Cametá, que contribuem para as características únicas do açaí que envolvem textura, sabor e cor, tornando-o distinto de outras variedades.
O reconhecimento não apenas protegeria o nome e a reputação do produto, mas também abriria portas para o desenvolvimento econômico da região. Com o selo IG, o açaí de Cametá ganharia maior visibilidade e valorização no mercado, atraindo investimentos e impulsionando a economia local. Os próximos passos agora serão continuar com visitas e reuniões mais aprofundadas com o poder público local, lideranças e grupos de associações organizadas para, por meio de do registro de modalidade de indicação de procedência, conquistar a aquisição de Indicação Geográfica.
Conexsus com informações da Agência Pará e Sebrae.