Pangeia, startup financiada pela Conexsus, se torna loja sustentável oficial das Casas Bahia

Voltar para Notícias

A Pangeia, ecossistema de negócios sustentáveis e uma das primeiras startups financiadas pela CX Investimentos Socioambientais, empresa de serviços financeiros da Conexsus, acaba de fechar uma parceria inédita com a Via Varejo – dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br. Desde a última quinta-feira (27), o site e app das Casas Bahia passaram a ter a plataforma como a sua loja sustentável oficial.

Criada em 2016, a Pangeia é um reconhecido ecossistema de negócios sustentáveis que cria e abraça iniciativas baseadas no desenvolvimento social, econômico e ambiental. A startup chega ao e-commerce com 15 marcas e mais de 200 produtos de categorias como alimentos, utensílios, acessórios e cuidados pessoais, produzidos com práticas sustentáveis por tribos indígenas da Amazônia, cooperativas rurais e florestais e artesãos.

No e-commerce, a oferta de produtos da categoria ‘Da Terra’ será feita em parceria com a Conexsus, conectando a todo o Brasil as mais de 1.100 cooperativas e associações mapeadas pela organização, e contribuindo para ativar o ecossistema de negócios comunitários rurais e florestais para aumentar a renda dos pequenos produtores e fortalecer a conservação dos ecossistemas naturais.

‘Estamos falando da oferta de possibilidades sustentáveis para um consumidor cada vez mais preocupado com o meio ambiente e questões sociais, mas também de uma oportunidade única para os negócios comunitários apoiados pela Conexsus, que passam a se beneficiar desse novo canal de comercialização’, destaca Fabiana Munhoz, líder da área de Acesso a Mercado da Conexsus.

Além disso, todas as transações são carbono zero, com compensação automática assegurada pela Moss, ou seja, independentemente da modalidade de entrega escolhida para receber o produto, as emissões de carbono serão compensadas, ajudando na preservação da floresta amazônica.

A loja sustentável adota ainda a iniciativa 1% pelo Planeta, onde a cada compra, 1% da receita bruta com a venda de produtos é diretamente reservada – e repassada trimestralmente – para ações em prol da melhora da qualidade de vida e a geração de renda regular em comunidades rurais e florestais.

Segundo Rafael Ribeiro, líder da área de Finanças de Impacto da Conexsus, ‘os modelos de negócios inovadores das startups têm o potencial de solucionar diversos gargalos nos elos das cadeias de valor dos negócios comunitários, e a Pangeia é um grande exemplo deste potencial’, afirma.

Para o fundador e diretor geral da Pangeia, Gustavo Peixoto, a parceria foi, e ainda é, crucial para a missão da plataforma. “A Pangeia trabalha para a construção de um mundo mais verde, mais integrado e mais justo. É uma missão abrangente e complexa, que evidencia a necessidade de contarmos com parceiros verdadeiramente alinhados. A Conexsus é uma organização que vibra como nós, que traz um conhecimento de campo sem paralelo e que não mede esforços para promover a sociobiodiversidade no país. Trabalharmos lado a lado é mais do que uma necessidade. É um imenso orgulho”, destaca.

A parceria faz parte da estratégia da Conexsus em apoiar a diversificação comercial dos negócios comunitários a partir do desenvolvimento de soluções comerciais de empresas e cooperativas, trazendo financiamento, parceiros e apoiando o amadurecimento do negócio.

A loja da Pangeia no e-commerce das Casas Bahia é a primeira de uma série de iniciativas que estão previstas para acontecerem ao longo dos próximos meses, com a união da experiência do ecossistema de práticas sustentáveis aos compromissos de ESG da Via.