Plano de resposta ao Covid-19 vai beneficiar 450 negócios comunitários no Brasil

Voltar para Notícias
Consumidores também poderão se engajar, doando suas estrelas acumuladas no programa Pão de Açúcar Mais para o Fundo Conexsus

São Paulo, SP – A pandemia de coronavírus já mostra impactos econômicos para a agricultura familiar e comunidades extrativistas no Brasil. Para enfrentar o problema, a Conexsus se juntou à União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e ao Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS) para colocar em ação um plano de resposta socioambiental para apoiar 450 organizações econômicas rurais e florestais no Brasil.

Com as principais cidades vivendo períodos de quarentena, o consumo de produtos dos negócios comunitários sustentáveis reduziu nas últimas semanas. Cooperativas e associações enfrentam suspensão temporária de entregas de contratos de fornecimento para escolas públicas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de perda de produção e quebras na estrutura de logística e distribuição. Também houve redução na demanda de produtos da floresta como açaí e castanhas.

Feiras livres foram suspensas em dezenas de cidades, bem como entrega de produtos frescos em comércios ligados à gastronomia. O setor de varejo reduziu as compras de produtos não-alimentícios e negociações em curso estão sendo suspensas. “Os impactos de médio e longo prazo sobre as nossas cooperativas serão duros e colocam em risco a própria existência dessas organizações econômicas”, aponta Vanderley Ziger, presidente da Unicafes.

Por isso, Conexsus, Unicafes e CNS se uniram para desenhar um plano emergencial de resposta para ajudar os negócios comunitários a enfrentarem os desafios dos próximos meses. Juntas, as três organizações vão apoiar 450 cooperativas, associações produtivas e pequenos negócios nos próximos meses com ajuda financeira, assessoria técnica e informações qualificadas.

Um grupo de doadores, entre eles o Instituto GPA, o Fundo Vale, a fundação Good Energias e a CLUA, garantiu um aporte de novos recursos para o Fundo Conexsus, um instrumento financeiro criado no ano passado pela Conexsus para destravar o crédito e acelerar negócios sustentáveis. O Fundo conta com R$ 1,5 milhão em recursos. Junto com o crédito, a Conexsus vai dar assessoria financeira e promover ações em rede para viabilizar soluções conjuntas de logística e vendas. O plano também vai destravar o acesso ao crédito público e programas de compras dos Governos Federal e dos Estados.

“Vamos apoiar os negócios comunitários com recursos do Fundo Conexsus, entrando com suporte onde o sistema financeiro tradicional não consegue chegar, como aval, crédito para resolver problemas de inadimplência e créditos para custeio”, explica Carina Pimenta, diretora executiva da Conexsus.

Carina lembra que uma das grandes fragilidades dos negócios comunitários é a insuficiência de capital de giro para assegurar compromissos e contratos vigentes, como pagamento de produtores, fornecedores e outras contas mensais. Os consumidores conscientes também estão sendo mobilizados a se engajar, e terão a oportunidade de colaborar com o plano de resposta socioambiental doando suas estrelas acumulados no programa Pão de Açúcar Mais para o Fundo Conexsus.

As três organizações montaram uma força tarefa que está levantando os estoques e as necessidades específicas de recursos nos próximos meses dos 450 empreendimentos que serão atendidos. Na outra ponta, o grupo está mapeando as alternativas de comercialização existentes. A ideia é fazer a conexão entre os negócios comunitários e estas iniciativas, mercados e opções emergenciais de escoamento da produção.

“Nesse momento, precisamos mitigar os impactos da pandemia do coronavírus nas nossas comunidades. A agricultura familiar e os extrativistas não só alimentam o país, nós protegemos as florestas e riquezas naturais do Brasil. Precisamos agir rápido”, diz Diones Torquato, secretário geral do CNS.

Há, ainda um grande risco de exposição ao coronavírus para equipes de logística e distribuição de alimentos e outros produtos. Nessas primeiras semanas da crise gerada pela pandemia, as informações estão concentradas na realidade dos centros urbanos, mais fortemente afetados pelo Covid-19. Mas, conforme o vírus se alastra, é necessário difundir informações específicas para as comunidades rurais e florestais. A Conexsus está mobilizando sua rede de organizações parceiras para difundir informações e conhecimentos para esses públicos.