Prêmio Equador 2021: Coopcerrado é reconhecida pela ONU entre soluções pioneiras para as pessoas e o planeta

Voltar para Notícias

A Coopcerrado (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado) está entre as 10 iniciativas reconhecidas este ano – entre mais de 600 indicações de 126 países – no 12º Prêmio Equador. O anúncio foi feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Um comitê independente de especialistas concedeu a distinção a intervenções comunitárias que promovem iniciativas que ajudam a travar a crise de biodiversidade. Outros vencedores são de países como Quirguistão, Bolívia, Camarões, Costa Rica, Equador, Índia, Níger e México.

A cooperativa se sobressaiu por usar “o marketing criativo de dezenas de produtos orgânicos de origem sustentável da região”, que é uma das mais ricas do mundo em biodiversidade.

Mais de 4,6 mil famílias do cerrado são beneficiadas pela melhora da subsistência local, proteção da biodiversidade e apoio à criação de reservas de uso sustentável no que se considera “um exemplo para a economia verde”.

O reconhecimento é o resultado de um longo trabalho de valorização e organização em rede de 223 comunidades rurais de pequenos agricultores, extrativistas, pescadores, vazanteiros, quilombolas e indígenas que fazem o uso sustentável e a conservação da sociobiodiversidade em um bioma extremamente ameaçado.

“A Conexsus é parte desse prêmio pois ao longo de nossa trajetória nos apoiou para que pudéssemos desenvolver nosso plano de vida comunitária em rede”, afirma Alessandra da Silva, gerente de negócios sustentáveis da Coopcerrado.

Para ela, o prêmio se torna ainda mais especial por “trazer maior visibilidade ao cerrado e seus povos ancestrais, com saberes que sinalizam para uma nova economia com sistemas alimentares agroecológicos, orgânicos e fortalecimento dos territórios num manejo integrado das paisagens”.

Organizado pela iniciativa Equador dentro do PNUD, o prêmio é concedido bienalmente e reconhece os esforços de comunidades para reduzir a pobreza por meio da conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Os vencedores terão a oportunidade de participação em eventos associados à Assembleia Geral da ONU e do Nature for Live Hub, além de acessarem um prêmio de US$ 10 mil. A cerimônia de premiação acontecerá virtualmente no dia 04 de outubro.

“É uma oportunidade para realizarmos mudanças mais profundas na sociedade, nos alimentos, no clima e na economia a partir de soluções comunitárias para planos de vida e garantia de bens comuns como a água, os solos e a biodiversidade”, finaliza Silva.

A Conexsus parabeniza a organização pelo reconhecimento internacional e pelo trabalho que vem desempenhando pelo cerrado e seus povos. Para conhecer um pouco mais sobre a parceria entra a Coopcerrado com a Conexsus, clique aqui.