Promoção às exportações: Conexsus acompanha iniciativa do governo alemão em visita a negócios comunitários no Pará

Voltar para Notícias

A caravana percorreu mais de 500 km, entre a capital Belém e as cidades de Abaetetuba e Tomé-Açu; No total, 2 cooperativas e 3 pequenas empresas da sociobiodiversidade foram visitadas pelo grupo

No cenário global, os produtos da sociobiodiversidade brasileira conquistam cada vez mais mercados consumidores, mas ainda representam parcela muito pequena em um mercado gigante, principalmente se compararmos à participação de alguns países vizinhos.

Pensando nesse potencial, e buscando ativar a rede de negócios comunitários para expandir as oportunidades de suas cadeias de valor junto aos mercados internacionais, a Conexsus vem atuando para estabelecer conexões mais fortes com esse mercado.

No mês de junho, a organização acompanhou a Import Promotion Desk (‘Mesa de Promoção à Importação’, em tradução literal para o Português), iniciativa ligada ao governo alemão, em uma caravana itinerante pelo estado do Pará, onde pôde apresentar o trabalho de alguns negócios comunitários de impacto socioambiental da região.

A IPD (na sigla em Inglês) atua como uma articulação entre importadores europeus e pequenas e médias empresas selecionadas em países emergentes e em desenvolvimento para integrar os países parceiros no comércio internacional e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável desses países.

A comitiva é recebida na sede da empresa ‘100% Amazônia’ pela sua CEO, Fernanda Stefani (segunda, da direita para a esquerda)

O grupo percorreu mais de 500 km, começando pela região metropolitana da capital paraense, Belém, e se deslocando até o nordeste do estado, nas cidades de Abaetetuba e Tomé-Açu. No itinerário, visitas a 3 pequenas empresas – Amazon Oil, CitroBio e 100% Amazônia – e 2 cooperativas – Cofruta e C.A.M.T.A – das cadeias de óleos e manteigas vegetais e polpas de frutas regionais.

“As visitas foram importantes para entendermos o que o mercado está demandando, e o que as empresas e cooperativas precisam para entrar no mercado internacional. A experiência certamente nos deu muitos subsídios para ajudar a preparar esses negócios para o seu ingresso nessa fatia do mercado, a internacional”, destaca Irilene Vale, da equipe de Acesso a Mercado da Conexsus.

O grupo também esteve na sede da Amazon Oil, que atua nas cadeias de óleos e manteigas vegetais

Para Thomas Derstadt, especialista em fornecimento e mercados da IPD, “as visitas às empresas e cooperativas do bioma amazônico foram exitosas, e nos deram uma boa visão do alto potencial dos produtos da região para os mercados europeus. Esse era o objetivo da viagem”, avalia.

O relato das visitas realizadas no Brasil, assim como os de outros países visitados pelo grupo, será agora apresentado ao Ministério para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, órgão o qual a iniciativa está ligada, para a decisão sobre um possível acordo de cooperação.