Rede de Cantinas da Terra do Meio mantém produção com apoio do Plano de Resposta

Voltar para Notícias

Alguns dos produtos da Rede de Cantinas Terra do Meio. Fotos: Arquivo Amoreri

A Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Rio Iriri (Amoreri) está entre os primeiros negócios comunitários a receber o crédito da Linha Emergencial do Plano de Resposta da Conexsus.

“Um dos maiores desafios neste momento é manter e ampliar ao dinâmica produtiva local para evitar ao máximo que as comunidades venham até as cidades mas se garantam com insumos, renda e informações”, conta Naldo Lima, assessor técnico da Amoreri.

Naldo explica que a pandemia de coronavírus afetou a comercialização porque algumas das empresas e instituições que compram os produtos estão com atividades reduzidas ou paralisadas e o próprio escoamento da produção está limitado.

Ainda que boa parte da produção seja negociada em contratos de longo prazo, 50% do pagamento só é feito na entrega do produto. Dessa forma é fundamental um bom capital de giro para que não haja falha nos pagamentos aos extrativistas.

Com a pandemia a necessidade de capital de giro aumentou e a parceira com a Conexus chegou no momento certo. O Fundo Socioambiental Conexsus vai contribuir com capital de giro, ajudando a ampliar o abastecimento das cantinas com mantimentos e com recursos financeiros.

As comunidades poderão continuar trocando sua produção pelos mantimentos e itens existentes nas cantinas ou recebendo o pagamento em dinheiro.

“É importante destacar que, diferente das cidades, na floresta quanto maior a produção mais isoladas as pessoas ficam, pois a áreas de produção são na floresta. Com produção fraca há mais chances de aglomerações nas comunidades”, destaca Naldo Lima.

Os produtos frutos do extrativismo – com destino como merenda escolar e empresas privadas, que ainda não foram negociados formarão um estoque para entregas e negociações futuras.

A Rede de Cantinas

Três mil pessoas diretamente envolvidas na extração de castanha, babaçu, borracha, óleo de coco e copaíba do Sudoeste do Pará. Esse é o universo envolvido na Rede de Cantinas da Terra do Meio, composta por 27 cantinas ligadas distribuídas em três reservas extrativistas, cinco terras indígenas e uma associação da agricultura familiar.

Todas as cantinas são ligadas as associações de moradores locais. Hoje são 13 associações que compõe essa rede, algumas com mais de uma cantina. Atualmente, a Rede é coordenada pela Amoreri.

As Cantinas são pontos de troca e comercialização onde os extrativistas levam seus produtos e trocam por dinheiro ou produtos de necessidade básica como facão, botina, escova de dentes e gêneros alimentícios que não produzem. É também um local de troca de informações e diálogo sobre estratégias de defesa do território e sobre acesso a políticas públicas.

Esses espaços têm tido um papel fundamental na disseminação de informações sobre como lidar com o COVID-19 e no abastecimento de extrativistas para que evitem a ida à cidade. As cantinas são administradas por extrativistas ou indígenas escolhidos pelas comunidades locais e têm assessoria técnica de diversos parceiros que atuam no território.

Linha aberta

A Linha de Crédito Emergencial do Fundo Socioambiental Conexsus permanece aberta para propostas até 31 de agosto, e está direcionada a cooperativas e associações produtivas que precisam de crédito emergencial para cobrir problemas momentâneos de fluxo de caixa.

A taxa de juros é de 6% ao ano e o prazo de reembolso é de até dois anos, com carência de até 12 meses. O Fundo também pode servir como aval para o acesso a linhas de crédito rural oficial, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem condições ainda mais favoráveis.

A Linha de Crédito Emergencial integra o Plano de Resposta Socioambiental à Covid-19, programa da Conexsus, em parceria com a UNICAFES (União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), o CNS (Conselho Nacional das Populações Extrativistas) e o Fundo Vale, em benefício de pequenos produtores e extrativistas.

A iniciativa conta também com o apoio da rede de supermercados Pão de Açúcar, por meio do Instituto GPA, da Fundação Arymax, Fundação Good Energies, CLUA e Instituto Humanize.

Confira detalhes da chamada de projetos e acesse o formulário de inscrição, clicando aqui.