Rondônia recebe ciclo de desenvolvimento de negócios comunitários da Conexsus

Voltar para Notícias

Ao todo, 1.216 produtores(as) e extrativistas locais – das cadeias produtivas do leite, café, castanha-do-brasil, açaí, cacau e hortifrutigranjeiros – serão beneficiados pelo projeto

Em parceria com a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) de Rondônia, a Conexsus inaugurou, com reunião virtual, na última sexta-feira (15), mais um ciclo de desenvolvimento de negócios comunitários sustentáveis.

A iniciativa, que terá duração de 12 meses, busca fortalecer alternativas de desenvolvimento para os negócios comunitários da agricultura familiar e do extrativismo no estado, ao fomentar o uso de práticas produtivas sustentáveis, como a produção orgânica e agroecológica.

Ao todo, 15 associações e cooperativas rondonienses participam do projeto, que atenderá prioritariamente às cadeias produtivas do leite, café, castanha-do-brasil, açaí, cacau e hortifrutigranjeiros, beneficiando diretamente 1.216 produtores(as) e extrativistas locais.

Estão entre elas: Cooperativa de Agroextrativismo do Medio e Baixo Madeira (COOMADE); Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU); Cooperativa de Produtores de Leite e Agrícola (COOPLEAGRI); Cooperativa Agrícola de Produção, Comercialização e Gestão de Recursos Naturais do Assentamento Padre Ezequiel (COOPERNAPER); Associação Agroecológica de Rondônia (AAR); Cooperativa Agropecuaria de Produtores e Agricultores Familiares de Cacoal (COOPERCACOAL); Cooperativa de Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Ministro Andreazza (COOPERNANDREAZZA); Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Indígena Paiter-Suruí (COOPAITER); Cooperativa de Agroindústria e Produtores Rurais do Vale do Jamari (COAPRAV); Cooperativa dos Povos Indígenas do Rio Branco (COOPIRB); Cooperativa Extrativista de Castanha Indígena (COOCASIN) e Associação do Povo Paiter Garah Atin.

Evento virtual do ciclo de desenvolvimento de negócios comunitários contou com a presença de 15 organizações de todo o estado de Rondônia

Entre outubro e dezembro, essas organizações participam de sete encontros virtuais imersivos de modelagem facilitados pela Impact Hub, rede global de empreendedores voltada para o desenvolvimento de soluções e negócios de transformação.

Ao final dos dois meses de oficinas, cada organização terá construído um plano de ação, a partir da ferramenta de planejamento estratégico Canvas, que servirá como um mapa seguro para direcionar o fortalecimento de seus modelos de negócio. E terá o acompanhamento de ativadores de negócio locais da Conexsus que irão assessorar na implantação do planejamento.

“A partir da construção de um plano de ação orientado a superar gargalos enfrentados atualmente por essas organizações, o ciclo objetiva transformar a realidade desses negócios e a sua relação com práticas produtivas sustentáveis”, afirma André Ramos, Assessor de Desenvolvimento de Negócios Comunitários da Conexsus.

A iniciativa conta com o financiamento do UK PACT, programa de capacitação da carteira de Financiamento do Clima Internacional (ICF, na sigla em inglês) do Reino Unido, que visa desacelerar o avanço das mudanças climáticas e reduzir a pobreza.