Na tarde desta terça-feira (26), durante a Expocacau 2025, o Banco do Brasil oficializou a assinatura de contratos de concessão de crédito no valor de mais de R$ 1 milhão para 25 agricultores familiares, sendo 24 contratos de Pronaf A para assentados do Assentamento Frei Vantuy, em Ilhéus, e um contrato de Pronaf Custeio em Ituberá, ambos na Bahia.
Os contratos de crédito foram elaborados pela Coopermata, que integra a CrediAmbiental — Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental — programa da Conexsus.
O objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso a recursos financeiros de maneira estruturada e responsável, fortalecendo a base produtiva e incentivando práticas sustentáveis.
O anúncio foi realizado no estande do Banco do Brasil e contou com a participação de José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios, Governo e Sustentabilidade Empresarial do banco; Paula Pannain, mentora do Programa CrediAmbiental da Conexsus; Josué de Castro, diretor-executivo e ativador de crédito da Coopermata; e Renildes de Souza, presidente da associação do Assentamento Frei Vantuy.
“O Pronaf A é um crédito muito importante para assentados, quilombolas, indígenas e extrativistas. Apesar de ser uma linha que exige menos documentos, esse ainda é o principal entrave, principalmente pela demora para consegui-los. Precisamos de mais apoio das instituições responsáveis para viabilizar esses documentos.” — Edneide Santos, ativadora de crédito da Coopermata
“O Hub de Bioeconomia está vindo para fomentar o crédito direcionado a cooperativas, micro e pequenos produtores que trabalham com a produção sustentável. Além de apoiar na identificação de oportunidades de inovação e atuação em cadeia de valor, poderá contribuir para a construção de um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e social da região.” — Thais Henriques
“Esse crédito foi transformador para nós. Primeiro, porque representa a conquista de um direito que sempre foi nosso, mas que até então não conseguimos acessar. Sentimos a dignidade de finalmente ter algo concreto em nossas mãos. Segundo, porque sabemos que com esse apoio poderemos mudar a realidade da nossa família, gerar renda e manter nossos filhos no campo, com esperança e continuidade. É a chance de realizar sonhos, levar mais comida à mesa — não só a nossa, mas de muitas outras pessoas. Então gratidão! É a palavra que soma tudo isso.” — Maisa Amaral, representante do assentamento Frei Vantuy
A ação representa um avanço significativo para o fortalecimento econômico de pequenos produtores de cacau, incentivando práticas agrícolas sustentáveis e promovendo a geração de renda em comunidades tradicionais da Bahia.