Startup de alunos da Universidade do Estado do Pará vence maratona de inovação da Conexsus no Baixo Tocantins

Voltar para Notícias

A Iniciativa é parte do ‘Nós da Floresta – Negócios pela Amazônia’, uma aliança de cooperação com a Natura, Rede Jirau de Agroecologia e Programa Saúde e Alegria.

Após dois meses intensos de assessoria personalizada junto a um time altamente qualificado de mentores, além de acesso a recurso disponibilizado por um fundo semente criado por Conexsus e Natura, Unai e Certal Consultoria de Alimentos, finalistas da Maratona de Empreendedorismo Sustentável (InovAÇÃO), concluíram no início do mês (01/06) a etapa final de amadurecimento e estruturação de negócios da iniciativa.

“As equipes viveram uma jornada mais expandida de modelagem, para melhor estruturação e amadurecimento do seu negócio”, explica Ingrid Coutinho, consultora de inovação da Semente Negócios, parceira e facilitadora da incubação junto à Conexus.

Ao fim, a Certal Consultoria, criada por ex-alunos de Tecnologia de Alimentos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), foi a grande vencedora do desafio e levou para casa o prêmio adicional de R$ 3 mil, além de garantir a contratação de seus serviços, com tudo pago, por 8 associações e cooperativas da região apoiadas pela Natura.

A startup, pensada durante o processo da maratona por Janaína Pompeu, Martina Portilho, Sabrina Baleixo e Enderson Alves, presta assessoria para adequação de produtos e obtenção de selos de inspeção sanitária e oferece treinamentos em processos de gestão administrativa e financeira.

Para Martina Portilho, foi muito gratificante participar da ação. “Além do aprendizado adquirido em sete dias de maratona e dois meses de incubação, tivemos a oportunidade de colocar em prática ideias inovadoras e ao mesmo tempo ter auxílio, por parte da organização do evento. Foi e está sendo muito importante esse apoio no processo de consolidação da empresa”, relata.

As duas equipes finalistas terão agora acesso a um curso de formação oferecido pela Semente Negócios. Além do curso, “ambas continuarão recebendo apoio da Conexsus para novos arranjos comerciais e mercadológicos”, destaca Cecília Simões, da Conexsus.

A Maratona InovAÇÃO

Promovida pela Conexsus e Natura, a Maratona de Empreendedorismo Sustentável (InovAÇÃO) é uma iniciativa voltada para a busca de soluções para os desafios de gestão e comercialização das associações e cooperativas rurais e florestais da região do Baixo Tocantins (PA).

O evento teve início em 12 de março e contou com a participação de 10 equipes de alunos e recém-formados das universidades do IFPA (Instituto Federal de Educação do Pará), da UFPA (Universidade Federal do Pará), da UEPA (Universidade do Estado do Pará) e da Casa Familiar Rural de Cametá.

Após a seleção das melhores ideias para novos negócios, 3 equipes participaram de um processo virtual de incubação que proporcionou aos estudantes mais de 20 horas de workshops, rodas de aprendizagem e mentorias coletivas voltadas para o fomento do empreendedorismo e da inovação na sociobiodiversidade na região.

“[O Baixo Tocantins] possui um potencial de empreendedorismo da floresta, que mantém a floresta em pé, muito grande. A gente vê esse potencial de gerar novos negócios, mas ele está adormecido e recebe pouco incentivo. Então nossa intenção foi acordar esse potencial com a maratona e colocar ele a serviço de negócios comunitários dos povos da floresta”, reforça Simões.