Startup.Tech – Conexsus e Senai CETIQT abrem chamada para startups e empresas interessadas em solucionar desafios da sociobioeconomia amazônica

Voltar para Notícias

A iniciativa, que recebe inscrições durante todo o mês de agosto, tem o objetivo de fomentar a economia sustentável e a conservação da biodiversidade do território

O Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI B&F), do SENAI CETIQT, e a Conexsus tornam pública a chamada para a segunda edição do Startup.Tech, iniciativa do ISI B&F que conecta demandas de indústrias às soluções de startups ou empresas de base tecnológica.

A parceria busca soluções para os desafios da sociobioeconomia da Amazônia com o objetivo de fomentar a economia sustentável e a conservação da biodiversidade do território. “O único caminho para conservação desta importante floresta, e dos povos que dependem dela, é aquele no qual as pessoas e a natureza prosperam juntas”, afirma Maíra Vasconcellos, da área de Acesso a Mercado da Conexsus.

Segundo ela, a inovação social, sob a ótica da floresta e dos seus povos, “garante desenvolvimento sustentável às presentes e futuras gerações”, e é essa a principal motivação da iniciativa, que recebe inscrições ao longo de todo o mês de agosto.

Qual o objetivo da chamada

Fomentar a sociobioeconomia amazônica por meio de apoio técnico e financeiro a startups e/ou empresas que buscam desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis no território, valorizando seus recursos naturais e os saberes dos povos da floresta.

Quem pode participar
  • Startups de base tecnológica com CNPJ ativo há até dez anos – completados antes da data da contratação do projeto;
  • Empresas de base tecnológica que possuam CNAE Industrial Primário;
  • Médias e grandes empresas que atuarão como demandantes de soluções tecnológicas envolvendo sociobioeconomia amazônica.
Quais benefícios serão oferecidos

As startups e empresas de base tecnológica selecionadas pela iniciativa serão beneficiadas com:

  • Acesso ao Habitat de Inovação do ISI B&F, localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para reuniões e interações com potenciais parceiros;
  • Interação com equipe multidisciplinar altamente qualificada, aceleradoras, mentores de negócios e outros parceiros do ISI B&F;
  • Financiamentos a partir de R$180 mil reais, com a possibilidade de aplicar R$25 mil das contrapartidas financeiras em serviços de aceleração e mentoria de negócios com organizações parceiras.

Ao final, o plano apresentado pela startup ou empresa, em conjunto com a indústria demandante, deverá ter sua perspectiva de mercado e produto mínimo viável (MVP) validado em até um ano.

Serão selecionados até 03 (três) projetos de startups ou empresas de base tecnológica para financiamento pela Conexsus e ISI B&F.

Para acessar o edital da chamada e saber mais informações sobre como participar, clique aqui.

Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras

O ISI B&F é referência nacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação para a indústria e atua na identificação e no desenvolvimento de novos produtos e processos químicos, bioquímicos e têxteis, a partir de recursos renováveis e não renováveis.

O Instituto integra o SENAI CETIQT e desenvolve processos de identificação de oportunidades e soluções para empresas por meio de análises tecnológicas, mercadológicas e de sustentabilidade, contribuindo para a tomada de decisão e a integração do ecossistema de inovação.