Startup.Tech – Conexsus e SENAI CETIQT anunciam empresas selecionadas para solucionar desafios da sociobioeconomia amazônica

Voltar para Notícias

Os projetos finalistas serão beneficiados com suporte de equipe multidisciplinar altamente qualificada e financiamentos de R$180 mil reais

O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI B&F), do SENAI CETIQT, e a Conexsus tornam públicos os dois projetos selecionados para a segunda edição do Startup.Tech, iniciativa da Plataforma de Inovação da Indústria do SESI/SENAI.

A parceria entre as organizações busca soluções para os desafios da sociobioeconomia da Amazônia, ao conectar as demandas de indústrias às soluções de startups ou empresas de base tecnológica, com o objetivo de fomentar a economia sustentável e a conservação da biodiversidade do território.

“Usualmente, startups aparecem como solução para desafios de grandes empresas ou do mercado em geral. Nesta chamada, selecionamos aquelas que pudessem solucionar desafios de comunidades locais da Amazônia, ou agregar valor aos seus produtos”, afirma Fabiana Munhoz, líder de Acesso a Mercado da Conexsus.

“Um dos problemas para comunidades que trabalham com beneficiamento de açaí, por exemplo, é a geração de grandes quantidades de resíduos. Desenvolver produtos a partir desses resíduos (caso de uma das selecionadas), além de resolver um passivo ambiental para a comunidade, também possibilita a comercialização de algo que antes era descartado, gerando mais valor para a comunidade”, explica.

Confira abaixo as propostas selecionadas pela iniciativa:

BossaPack  

Aprimorar a tecnologia de produção de tecidos encauchados* para a confecção de bolsas, mochilas e acessórios, empregando tecnologias que não agridam a floresta e seus povos, mas geram valor para a economia da floresta em pé e seus habitantes.

A startup trabalhará em parceria com a Associação dos moradores da Reserva Extrativista do Rio Iriri (Amoreri), situada em Altamira, Pará.

Mais sobre a BossaPack

Marca carioca de bolsas e mochilas sustentáveis e 100% brasileiras, tem como missão a busca por materiais sustentáveis, por um sistema de produção justo e pelo rico artesanato nacional.

*Técnica de impermeabilização de tecido com o uso do látex, originada na cultura indígena da Amazônia.

Unaí Biopainéis Sustentáveis

Destinação sustentável do resíduo do açaí para a produção de armações de óculos e solas de sapatos, ambas alternativas ecológicas para materiais com compostos tóxicos e poluentes ao meio ambiente.

A startup atuará em colaboração com a Cooperativa de Fruticultores de Abaetetuba (Cofruta), localizada em Abaetetuba, Pará.

Mais sobre a Unaí

A Unaí tem o objetivo de gerar renda para a comunidade cooperativista através da produção de biopainéis feitos a partir dos resíduos da produção de açaí.

As empresas serão beneficiadas com: 1) acesso ao Habitat de Inovação do ISI B&F, para reuniões e interações com potenciais parceiros; 2) interação com equipe multidisciplinar altamente qualificada, aceleradoras, mentores de negócios e outros parceiros do ISI B&F; 3) financiamentos pela Conexsus e ISI B&F de R$180 mil reais.

O plano apresentado pelas empresas, em conjunto com a indústria demandante, deverá ter sua perspectiva de mercado e produto mínimo viável (MVP) validado em até um ano.