Após jornada de capacitação, ‘Trilhas para Exportação’ inicia mentoria de organizações

Voltar para Notícias

Na nova etapa do programa, 15 pequenos e médios negócios terão a oportunidade de aprofundar conceitos da jornada e contarão com consultoria individualizada.

Iniciativa do movimento Negócios pela Terra e da Conexsus, o Trilhas para Exportação, programa para destravar os caminhos para a exportação de produtos da sociobiodiversidade brasileira, encerrou 2021 com chave de ouro.

Em dezembro, 40 pequenos e médios negócios de base comunitária concluíram virtualmente mais de 28 horas de capacitação, onde aprenderam sobre preparação, operações e marketing, para aumentar as oportunidades de suas cadeias de valor junto aos mercados internacionais.

Agora, a partir desta sexta-feira (18), 15 deles seguem para a nova fase do programa, que proporcionará aos negócios selecionados uma capacitação coletiva, para aprofundamento dos conceitos da jornada, além de consultoria individualizada, que envolverá diagnóstico, recomendações e a construção de um plano de ação para a internacionalização da operação.

“Além de aprofundar alguns conceitos vistos durante a formação, as organizações ganham a oportunidade de aplicá-los na prática, para que, além de conhecimento, o programa seja capaz de trazer um impacto real para o dia-a-dia”, destaca Fabiana Munhoz, liderança do Núcleo de Acesso a Mercado da Conexsus.

Confira o nome das organizações selecionadas:

● AMAFPA – Associação de Mulheres da Agricultura Familiar do Portal da Amazônia (MT);
● AMORERI – Associação dos Moradores da Reserva Extrativista do Rio Iriri (PA);
● ASPAG – Associação de Pequenos Produtores de Ginseng de Querência do Norte (PR);
● ATIX – Associação Terra Indígena Xingu (MT);
● CEPOTX – Cooperativa Central de Produção Orgânica da Transamazônica e Xingu (PA);
● COMARU – Cooperativa Mista dos Produtores e Extrativistas do Rio Iratapuru (AP);
● COOPALM – Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (BA);
● COOPEMAPI – Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (MG);
● COOPER RECA – Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto RECA (RO);
● Cooperativa Grande Sertão – Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão (MG);
● COOPERCUC – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (BA);
● COOPONTAL – Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário e Extrativista do Pontal (PE);
● Moncerrado Comércio e Exportadora de Café LTDA. (MG);
● Peabiru Comércio de Produtos da Floresta Ltda. (PA);
● AQCBGI – Associação Quilombola da Comunidade do Brejo Grande de Ituberá (BA).

Para Vanessa Souza, da COOPEMAPI, uma das organizações que participam da mentoria, a oportunidade será muito importante para a continuidade da internacionalização da cooperativa, iniciada em 2019. “A iniciativa nos apresentou soluções práticas e simplificadas, além de detalhar todo o processo e riscos que ele trás. Ficamos muito felizes em saber que daremos continuidades com a mentoria. Acreditamos que, por meio dela, teremos mais confiança e possibilidades de sucesso em nossos negócios”, afirma.

O Trilhas para Exportação possui apoio do programa Partnerships for Forests e do Programa de Facilitação de Comércio Brasil – Reino Unido, apoiados pelo governo britânico no país e implementados pela consultoria Palladium.

O programa conta também com a parceria da Associação Floresta Protegida, Bio Fair Trade, Central do Cerrado, COOPAVAM, Empório do Cerrado, Mulheres no Comex, Observatório Castanha-da-Amazônia, Origens Brasil, UNICAFES e WWF.