Trilhas para São Paulo – Conexsus e Instituto Auá celebram encerramento da iniciativa com evento presencial em Osasco (SP)

Voltar para Notícias

Ao longo de nove meses, o projeto proporcionou à 12 cooperativas e associações de todo o Brasil apoio comercial e logístico para inserção no mercado da capital paulista

A Conexsus celebrou com um encontro, nos dias 11 e 12 de agosto, o encerramento do Trilhas para São Paulo, projeto lançado em outubro de 2021 com a proposta de diminuir a distância entre os negócios comunitários e o maior mercado consumidor do Brasil, o mercado de São Paulo.

O evento, realizado na sede do Instituto Auá, em Osasco (SP), contou com a participação presencial de alguns dos representantes das 12 cooperativas e associações beneficiadas pela iniciativa, que puderam celebrar as conquistas da parceria e refletir sobre aprendizados, além de construir rumos futuros.

“Desde o início, a Conexsus sempre se envolveu em discussões sobre como conectar os negócios comunitários a consumidores urbanos que demandam produtos de origem sustentável, não ficando restritos aos seus territórios”, destaca Pedro Frizo, coordenador de programas socioambientais da Conexsus.

“A iniciativa foi uma forma de testar soluções para um desafio que já existia e que é bastante significativo. Conquistar novos consumidores significa maior resiliência organizacional, mas também maior potencial de geração de renda para agricultores familiares, extrativistas, indígenas, quilombolas e outros grupos sociais tradicionais baseados em modos de produção sustentáveis”, destaca.

Ao longo de nove meses, o projeto proporcionou às organizações o acesso a um pacote de serviços de apoio comercial e logístico – entre eles para representação comercial e espaço para armazenamento, prestado pelo Instituto Auá, a partir de valores subsidiados, em sua maioria, pela Conexsus.

Cada uma das organizações selecionadas foi avaliada por uma equipe mista, composta por membros da Conexsus e do Instituto Auá, tendo como principal critério o nível de maturidade comercial de cada negócio de impacto.

Para Clara Baitello, Assessora de Vendas e Estoque da Associação de Moradores do Rio Iriri (AMORERI), uma das organizações envolvidas na iniciativa, a participação no projeto foi fundamental para levar os produtos da Rede Terra do Meio para todo o país. “Acessar um centro de distribuição com estoque em SP foi de suma importância não só para viabilizar a logística, mas também para facilitar a venda direta dos produtos da marca ‘Vem do Xingu’”, afirma.

Segundo Gabriel Menezes, Presidente do Instituto Auá, a parceria foi importante para aproximar os empreendimentos de base comunitária. “Pudemos conhecer melhor a realidade e as necessidades de cada um. E também avaliar a estratégia do apoio logístico e comercial que podemos oferecer através do Armazém Biomas”, comenta.

A iniciativa Trilhas para São Paulo foi realizada pela Conexsus, em parceria com o Instituto Auá, e contou com o apoio da Fundação Arymax, Good Energies e Instituto Humanize.