Conexsus lança laboratório de investimento em negócios de impacto socioambiental

Voltar para Notícias

Primeira atividade será no I Fórum sobre Investimentos e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA), em Manaus

O diretor-executivo da Conexsus, Valmir Ortega, participa do dia de abertura do FIINSA. Foto: FIINSA

Desenvolver novos formatos de acesso a investimento para negócios socioambientais, novas formas de captar recursos e criar fundos de investimento em iniciativas produtivas de impacto socioambiental: esses são os objetivos centrais do Laboratório de Investimento – Negócios de Impacto Socioambiental que está sendo lançado pela Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis.

“Nossa ideia foi trabalhar em duas frentes: levantar fundos e criar veículos de investimento; e mapear os beneficiários, empresas e organizações que efetivamente são atores nesse arranjo de promoção de negócios socioambientais no nicho em que queremos gerar impacto, ou seja, no meio rural, nas organizações de base comunitária com foco significativo na conservação de ecossistemas ameaçados”, explica o diretor-executivo da Conexsus, Valmir Ortega.

A primeira atividade do laboratório será realizada durante o I Fórum sobre Investimentos e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA), que será realizado nos dias 13 e 14 de novembro em Manaus (AM). Organizado pela Plataforma de Parceiros pela Amazônia (PPA), e coordenado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) – parceiro da Conexsus – o evento terá palestras, rodadas de investimentos e uma premiação aos negócios de maior destaque, com o objetivo de ser um espaço de diálogo, trocas de experiências e boas práticas entre startups amazônicas e seus potenciais investidores nacionais e internacionais.

Os empreendedores participantes do FIINSA – já selecionados em um edital lançado em julho deste ano – vão apresentar seus cases durante o evento, em uma rodada de investimentos do dia 14, em que a Conexsus e outros investidores vão escolher quais receberão investimentos. Além disso, no dia 13, Valmir media uma conversa com investidores e empreendimentos sobre o cenário dos negócios socioambientais no Brasil.

Rodadas de investimento e painéis de discussão fazem parte do evento em Manaus. Foto: FIINSA

Faz parte desse arranjo, que ganha forma no primeiro investimento prático da Conexsus, o Desafio Conexsus. A iniciativa mapeou os beneficiários para os investimentos de impacto socioambiental, além de realizar diagnósticos e promover ações e oportunidades de desenvolvimento desse perfil de negócio., com o objetivo de criar condições para que esses formatos de investimento possam ser replicados em maior escala no futuro. A experiência no Fórum antecipa um arranjo de investimentos com agenda que vai do ano que vem até 2020.

Sobre o FIINSA

O I Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia vem com a proposta de criar um espaço qualificado de diálogo e troca entre as startups inovadoras amazônicas e os potenciais investidores, nacionais e internacionais. Tem como proposta trazer o estado da arte das finanças sociais e investimentos de impacto na Amazônia, bem como abordar os principais desafios para o desenvolvimento de negócios e empreendedores locais.

Terá uma agenda repleta de conteúdo sobre o que está acontecendo na área de impacto, trazendo exemplos reais e atores do ecossistema local e nacional. Com painéis inspiradores, oficinas, feira de impacto, rodadas de conexão, mapa de stakeholders, serão dois dias de muito conteúdo, prática e conexões.

As rodadas de negócios do FIINSA – em uma das quais a Conexsus lançará o laboratório – vão funcionar no estilo “shark tank”, em que os representantes dos empreendimentos apresentam seus negócios e dialogam com os possíveis investidores. São investimentos a iniciativas em estágios iniciais, voltadas a cadeias produtivas, primeiro setor e soluções inovadoras para o setor de serviços e comércio. As organizações selecionadas também participarão do Programa de Incubação e Aceleração PPA.

O Fórum é organizado pela PPA – Parceiros pela Amazônia, que tem como missão liderar a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável na Amazônia junto a empresas e o setor privado.A coordenação executiva da PPA é composta por USAID, CIAT e Idesam. Junto à PPA, são co-organizadores o Impact Hub Manaus e a NESsT, além dos demais parceiros e patrocinadores.

Mais informações e a programação geral estão disponíveis no site do Fórum: forum.ppa.org.br