Negócios comunitários ligados à sociobiodiversidade terão capacitação para exportação de seus produtos

Voltar para Notícias

Iniciativa irá selecionar 40 organizações de impacto socioambiental, entre associações, cooperativas e pequenos e médios negócios

O movimento Negócios pela Terra e a Conexsus, no âmbito do programa Trilhas para Exportação, abrem a partir desta quarta-feira (15) uma chamada para jornada de capacitação que deseja habilitar organizações para a exportação de produtos da sociobiodiversidade brasileira.

Quem pode participar

Negócios comunitários de impacto socioambiental (associações, cooperativas e pequenos e médios negócios). Serão utilizados como critérios de seleção:

• Inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica (CNPJ);
• Declaração de interesse em exportação (iniciar ou expandir);
• Comercialização de produtos com potencial demanda internacional;
• Maturidade de gestão empresarial e organizacional; e
• Potencial de impacto social relativo à diversidade e inclusão.

Ao todo, serão selecionadas 40 organizações de todo o país.

Benefícios

• Mais de 28 horas de capacitação (oficinas, mentoria e exercícios práticos sobre oportunidades e preparação para o mercado internacional, marketing e operações).
• Acesso a parceiros e prestadores de serviço de apoio à exportação.
• Visibilidade e promoção junto a redes de comércio ético e compradores internacionais.

O programa Trilhas para Exportação é uma iniciativa do movimento Negócios pela Terra e da Conexsus que objetiva destravar os caminhos para a exportação de produtos da sociobiodiversidade brasileira.

A iniciativa conta com o apoio do programa Partnerships for Forests e do Programa de Facilitação de Comércio Brasil – Reino Unido, apoiados pelo governo britânico no país e implementados pela consultoria Palladium. E conta também com a parceria da Associação Floresta Protegida, Bio Fair Trade, Central do Cerrado, COOPAVAM, Empório do Cerrado, Mulheres no Comex, Observatório Castanha-da-Amazônia, Origens Brasil, UNICAFES e WWF.

A chamada recebe inscrições até o dia 06 de outubro. Para saber mais sobre o processo de seleção e como se inscrever, clique aqui.

Os nomes dos negócios selecionados serão divulgados no dia 13 de outubro.