Trilhas para SP: Negócios comunitários sustentáveis receberão apoio para acessar o maior mercado consumidor do Brasil

Voltar para Notícias

A iniciativa irá selecionar 10 organizações, entre cooperativas e associações beneficiadas por projetos da Conexsus, para assessoria comercial, logística e de divulgação

Um dos maiores desafios enfrentados hoje por negócios comunitários de todo o Brasil é a diversificação de mercados. Conquistar novos consumidores significa maior resiliência organizacional, mas também maior potencial de geração de renda para agricultores familiares, extrativistas, indígenas, quilombolas e outros grupos sociais tradicionais baseados em modos de produção sustentáveis.

Diante desse cenário, o movimento Negócios pela Terra e a Conexsus, em parceria com o Instituto Auá, lançam a iniciativa Trilhas para São Paulo, que quer diminuir a distância entre esses negócios comunitários e o maior mercado consumidor do Brasil, o mercado de São Paulo.

Ao todo, 10 negócios comunitários sustentáveis serão selecionados pela chamada e terão acesso, durante nove meses (de forma subsidiada), a um pacote de serviços de assessoria comercial, logística e de divulgação, prestado pelo Instituto Auá, no valor equivalente a R$ 10 mil.

Quem pode participar

Cooperativas e associações participantes de projetos de desenvolvimento de negócios conduzidos pela Conexsus. É vedada a participação de empresas privadas ou empreendedores individuais.

Benefícios

• Serviço de apoio comercial, com representação e distribuição direcionados a conjunto amplo e diverso de segmentos de mercado, bem como planejamento e capacitação comercial dos negócios comunitários;
• Serviço de apoio logístico com armazenagem de mercadorias no Armazém Biomas (espaço de propriedade do Instituto Auá, localizado no município de Osasco/SP), manejo de produtos e gestão de entregas;
• Serviço básico de divulgação para a imprensa, e mídias especializadas em comércio, em São Paulo.

A iniciativa Trilhas para São Paulo é realizada pelo movimento Negócios pela Terra e pela Conexsus, em parceria com o Instituto Auá, e com o apoio da Fundação Arymax, Good Energies e Instituto Humanize.

A chamada recebe inscrições de 20 de outubro a 07 de novembro. Para saber mais sobre o processo de seleção e como se inscrever, clique aqui.

Os nomes dos negócios selecionados serão divulgados no dia 26 de novembro.