Assessoria a Negócios Comunitários: No nordeste paraense, Conexsus realiza visitas técnicas a organizações em Cametá e Igarapé-Miri

Voltar para Notícias

As visitas fazem parte do programa de Assessoria a Negócios Comunitários da organização, e permitem o acompanhamento do plano de atividades construído em conjunto com as cooperativas e associações

A Assessoria a Negócios Comunitários da Conexsus realizou no mês de abril visitas técnicas a duas organizações do programa localizadas no nordeste do Pará: a Cooperativa Agrícola Resistência de Cametá (CART), em Cametá, e a Cooperativa Agrícola dos Empreendedores Populares de Igarapé-Miri (CAEPIM), em Igarapé-Miri.

“As visitas fazem parte das ações propostas pelo programa [de Assessoria] e têm o intuito de fortalecer as organizações, ao permitir o acompanhamento do plano de atividades construído conjuntamente”, esclarece Luanna Nava, assessora de negócios comunitários da Conexsus, responsável por colaborar com a CART e CAEPIM.

Em Cametá, na sede da CART, a agenda de trabalho esteve voltada para a revisão do modelo de negócio da cooperativa – a partir da ferramenta Modelo de Negócio Canvas – e construção coletiva de um plano de ação para a organização, que vem se estruturando para finalizar a construção de fábrica de processamento de oleaginosas.

A agenda de trabalho na visita à CART incluiu a revisão do modelo de negócio da cooperativa e a construção de plano de ação.

Além disso,  foi realizado também o acompanhamento financeiro da cooperativa, que é uma das beneficiadas pelo CRA Verde, operação da Conexsus, Gaia, Belterra e Santander, para financiamento de 4,5 mil produtores sem acesso a linhas tradicionais. 

“A parceria com a Conexsus tem sido excelente, e contribuído para a organização e fortalecimento da cooperativa, tanto nos acompanhamentos técnicos, dentro de gestão e capacitações, como pelo aporte de capital de giro, que vem ajudando na compra de matéria prima”, destaca Marcos Dias, presidente da CART.

A 94 km de Cametá, a pauta da visita à CAEPIM, em Igarapé-Miri, foi o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), programa do governo brasileiro para oferta de alimentação escolar, que conta com mínimo de 30% advindos da agricultura familiar, obrigatoriamente.  Atualmente, a cooperativa realiza entregas do açaí batido e algumas polpas de frutas nas escolas municipais e deseja fortalecer a sua conexão com esse mercado.

Em Igarapé-Miri, na visita à CAEPIM, a pauta foi o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A assessoria realizou uma apresentação do tema trazendo pontos de debates importantes como as regras do programa, papel das organizações e instituições envolvidas e estratégias de fortalecimento.

“Desde que a gente iniciou, no ano passado, a parceria com a Conexsus, mudou muito a nossa organização. Tivemos acesso a novas informações e ganhamos uma perspectiva diferente sobre o nosso negócio, o que tem nos beneficiado muito”, reflete Givanildo Guimarães, presidente da CAEPIM. “A presença de um assessor nos ajuda a ter mais confiança para expandir as nossas possibilidades”, finaliza.

Programa de Assessoria a Negócios Comunitários

O programa de Assessoria a Negócios Comunitários reúne as ações de assessoria individualizada às organizações que visam acessar financiamentos pela Plataforma de Finanças da Conexsus.

O programa foi constituído em 2020, inicialmente conectado ao lançamento de uma linha de crédito emergencial – no contexto do Plano de Resposta à Covid-19, atendendo desde então a um total de  98 negócios comunitários.

O programa conta com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, em inglês), da Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA), da Aliança Clima e Uso da Terra (CLUA, em inglês), do Fundo JBS pela Amazônia e do Fundo Vale.