Conexsus se reúne com lideranças de impacto da América Latina para pensar em soluções para desafios da região

Voltar para Notícias

O encontro, realizado pela rede Latimpacto, aconteceu entre 24 e 27 de abril, em Cartagena das Índias, na Colômbia

Declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, Cartagena das Índias é um reduto de diversidade cultural e natural na Colômbia. Entre os dias 24 e 27 de abril, a cidade se tornou também o epicentro do ecossistema de impacto na América Latina, com a realização do evento Impact Minds: Standing Together (‘Mentes de Impacto: Trabalhando Juntas’, em tradução livre para o português).

Durante quatro dias, a Rede Latino-Americana de Investimento Social e Venture Philanthropy, a Latimpacto, reuniu na cidade agentes de mudança e líderes do ecossistema de impacto para fortalecer a comunidade, buscando aumentar o fluxo de capital de impacto e promover recursos de forma mais efetiva na América Latina e no Caribe.

“’Viemos de diferentes cantos do mundo com um único propósito: criar caminhos mais estratégicos para alcançar um impacto real na América Latina e no Caribe’, afirmou na ocasião do jantar de abertura do evento María Carolina Suarez Visbal, CEO da Latimpacto.

A Conexsus esteve presente na conferência – representada por suas diretoras executiva, Carina Pimenta, e de desenvolvimento institucional, Frineia Rezende – e apresentou no painel de desenvolvimento rural e ação climática a sua plataforma de finanças de impacto, que tem como grande objetivo desenvolver um ecossistema de apoio a negócios comunitários (associações e cooperativas), que conservam e regeneram ecossistemas naturais.

“A plataforma tem sido desenvolvida e aprimorada nos últimos três anos sobre a tese de mudança que usa capital privado (tanto filantrópico quanto catalítico) para canalizar recursos para esses empreendimentos e para ativar a política brasileira de crédito rural para a agricultura de base sustentável”, destaca Carina Pimenta.

Para Frineia Rezende, um evento como o ‘Impact Minds: Standing Together’ proporciona “uma oportunidade única de aproximação entre as organizações que estão promovendo impacto positivo relevante e que podem se conectar para ampliar e replicar estratégias e modelos bem sucedidos em toda a América Latina, seja investindo seja apoiando”, encerra.

Agentes de mudança e líderes do ecossistema de impacto da América Latina, Caribe e de todo o mundo posam no encerramento do evento ‘Impact Minds: Standing Together’, em Cartagena das Índias, na Colômbia.

Conxesus e Latimpacto

O Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) faz parte da Latimpacto, rede que conecta e mobiliza capital (humano, intelectual e financeiro) com o compromisso de promover impacto socioambiental positivo.

A rede está vinculada a um movimento global que soma aproximadamente 1.000 membros em mais de 50 países, conectando e multiplicando o capital de impacto social e promovendo modelos inovadores de gestão, medição e financiamento em toda a América Latina e Caribe.

À época da associação, Carina Pimenta, diretora executiva da organização, destacou que a parceria reforça “o compromisso da organização com a construção de uma comunidade de investimento social de alto impacto, que permita a implementação mais eficaz desses recursos e gere impacto social e ambiental positivo, sustentável e de longo prazo”.