CrediAmbiental promove formação de ativadores socioambientais em Belém (PA)

Voltar para Notícias

O encontro, realizado com o apoio da Conect@, reuniu 58 participantes da rede em quatro dias de atividades

A capital paraense foi o lugar escolhido para receber, entre 28 de novembro e 01 de dezembro, o 1º Encontro Presencial de Formação do AtivaCred, capacitação híbrida da CrediAmbiental para a formação de ativadores socioambientais da rede.

Em quatro dias de evento, ativadoras e ativadores de crédito de toda a Amazônia, com o apoio da Conect@ – Comunidade de Aprendizagem da Conexsus – e do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor (GIZ e SAF/MAPA), puderam aprender mais sobre as políticas de crédito para a sociobiodiversidade da região e as estratégias da Conexsus para o crédito, além de aperfeiçoarem o uso de ferramentas de trabalho para o desenvolvimento de capacidades.

Ativadores e ativadoras participam de oficina sobre o diagnóstico das Unidades Familiares de Produção

Para Fernando Moretti, coordenador da CrediAmbiental, o encontro foi importante ao aliar teoria e prática, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências. “A metodologia do encontro foi toda pensada em exercícios práticos e trabalhos em grupo, o que promoveu um aprendizado muito consistente para todas as ativadoras e ativadores; que saíram mais confiantes para ampliar os trabalhos no próximo ano”, destaca.

Opinião essa compartilhada por Odivan Corrêa, presidente da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Assentamento Acutipereira (ASMOGA), de Portel (PA). “Fomos uns dos primeiros ativadores a fazer parte da rede e a nossa expectativa com relação ao encontro era grande. Mas saímos daqui com um sentimento muito positivo”, afirma.

“Pudemos atualizar nossos conhecimentos sobre as ferramentas de trabalho e trocar experiências com ativadores de outras cadeias produtivas. Faço votos de que capacitações como essa aconteçam sempre”, finaliza Corrêa.

Negócios comunitários apresentam seus produtos

A formação contou com a participação de 35 ativadores de crédito socioambiental (sendo 11 novos), representantes de 16 negócios comunitários do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia, além da equipe da Conexsus e técnicos do Banco da Amazônia, parceiro da iniciativa.

Sobre a CrediAmbiental

A rede de ativadores de crédito socioambiental da Conexsus (CrediAmbiental) é um programa inovador que combina orientações técnicas para produção sustentável com financiamento crescente, via crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), fortalecendo as áreas técnico-produtivas dos negócios comunitários e aliando aspectos como educação financeira e equidade de gênero ao acesso ao crédito e à melhoria da produção, através da adoção de práticas de baixa emissão de carbono em cadeias de valor sustentáveis.

Por meio de capacitação técnica e financeira contínuas, a CrediAmbiental cria redes locais de “ativadores de crédito” que localizam pequenos produtores associados a negócios comunitários, identificam suas necessidades de crédito rural e estruturam projetos de crédito para acesso ao Pronaf.

Os ativadores de crédito

Os ativadores de crédito da CrediAmbiental são técnicos do próprio território, vinculados aos negócios comunitários (Associações ou Cooperativas), capacitados e orientados pela Conexsus. Eles realizam crédito rural educativo com o suprimento de recursos conjugado com a prestação de orientação técnica – desde o planejamento, passando pela orientação e pela supervisão das unidades familiares de produção.

Parceria com o Banco da Amazônia

A Conexsus é agente de crédito rural do BASA desde outubro de 2020. Em parceria inédita, a cooperação busca ampliar e garantir assistência a associações e cooperativas da sociobiodiversidade no acesso ao crédito público a partir da instituição financeira.

Desde 2019, a Conexsus modelou mais de R$ 6,2 milhões em crédito rural. Desses, R$ 1,7 milhões – apenas em 2022 – por meio dos ativadores de crédito na parceria com o BASA