Em Santarém (PA), Conexsus presta visita técnica à cooperativa Ccampo para falar sobre crédito rural

Voltar para Notícias

A organização faz parte do Programa de Assessoria a Negócios Comunitários desde 2020, quando ingressou a partir da Linha de Crédito Emergencial do Plano de Resposta à Covid-19

Entre os dias 6 e 8 de março, a Conexsus esteve no município de Santarém, no Pará, principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado, para uma visita técnica à Ccampo Alimentos.

A cooperativa agrícola singular reúne mais de 200 produtores e produtoras da região, e trabalha com o propósito de fortalecer a agricultura familiar ao levar produtos regionais com segurança para a mesa dos consumidores.

“A organização trabalha com o beneficiamento de polpas de frutas, como o cupuaçu, açaí, goiaba e acerola, assim como na produção de hortifrutis e derivados da mandioca, tendo grande atuação no mercado institucional, ao fornecer seus produtos para a merenda escolar dos municípios da região”, destaca Luanna Nava, assessora de negócios comunitários da Conexsus, responsável por colaborar com a Ccampo Alimentos.

A cooperativa processa anualmente mais de 130 toneladas de polpas de frutas e uma quantia superior a 230 mil quilos de mandioca, volume que representa mais de R$ 2 milhões comprados de pequenos produtores anualmente.

A parceria de trabalho com a Conexsus foi iniciada a partir da Linha de Crédito Emergencial do Plano de Resposta à Covid-19, programa institucional de suporte a cooperativas e associações produtivas impactadas pela crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19, e perdura com o programa de Assessoria a Negócios Comunitários.

“Começamos a parceria com a Conexsus em 2020, durante o auge da pandemia de Covid-19, um momento difícil para a agricultura familiar. E para a CCampos, não foi diferente”, relembra Mário Zanelato, Presidente da CCampo Alimentos.

Para Zanelato, o trabalho permitiu não somente a segurança de seus cooperados em um momento desafiador, como também fortaleceu a cooperativa para além da pandemia. “Temos trabalhado com a assessoria para a organização produtiva da cooperativa e olhamos para o futuro com otimismo ao iniciarmos o trabalho de ampliação do acesso ao crédito de nossos cooperados”.

Assessores da Conexsus apresentam o trabalho da rede de ativadores socioambientais da organização

E por falar em crédito rural, na agenda da visita esteve a apresentação da CrediAmbiental, rede de ativadores socioambientais da Conexsus, programa de assistência técnica – em parceria com o Banco da Amazônia (BASA) – que combina o desenvolvimento de capacidades locais com financiamento crescente.

“Por meio do trabalho da assessoria, foi identificada a necessidade de uma maior aproximação da cooperativa à política pública de crédito. Assim, tivemos a oportunidade de dar seguimento ao suporte apresentando a CrediAmbiental e maneiras de como podemos trabalhar juntos”, afirma João Victor Gualberto, mentor da CrediAmbiental.

Na programação da visita técnica esteve também uma conversa com o Superintendente Regional do Banco da Amazônia (BASA) no Oeste do Pará, Francimar Rodrigues Maciel, e o Gerente responsável pela agência de Santarém, Jeffter Coelho Parente.

Programa de Assessoria a Negócios Comunitários

O programa de Assessoria a Negócios Comunitários reúne as ações de assessoria individualizada às organizações que visam acessar financiamentos pela Plataforma de Finanças da Conexsus.

O programa foi constituído em 2020, inicialmente conectado ao lançamento de uma linha de crédito emergencial – no contexto do Plano de Resposta à Covid-19, atendendo desde então a um total de 82 negócios comunitários.

O programa conta com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, em inglês), da Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA), da Aliança Clima e Uso da Terra (CLUA, em inglês), do Fundo JBS pela Amazônia e do Fundo Vale.