O Fundo Socioambiental Conexsus inaugura nesta quarta-feira (27) uma linha de crédito emergencial para aliviar o impacto da pandemia de coronavírus nos negócios comunitários sustentáveis. As faixas de crédito vão de R$ 50 mil a R$ 200 mil com previsão de liberação já a partir de 31 de julho.
A iniciativa é parte do Plano de Resposta Socioambiental desenvolvido pela Conexsus, em parceria com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS) e o Fundo Vale, e conta com o apoio da rede de supermercados Pão de Açúcar, por meio do Instituto GPA, da Fundação Arymax, Fundação Good Energies e CLUA.
Desde que ligadas à agricultura familiar, ao extrativismo sustentável ou à pesca artesanal.
A concessão do crédito emergencial está condicionada à assessoria administrativo-financeira para os negócios apoiados. A medida visa fortalecer a gestão dos negócios comunitários, incentivando a adoção de boas práticas de gestão financeira e o destravamento do acesso às principais políticas de crédito público.
Para ter os recursos liberados até o final de julho, é preciso enviar a proposta até 30 de junho. A linha emergencial receberá propostas até 31 de agosto e a previsão é que todas as propostas aprovadas sejam liberadas até 15 de setembro. O formulário de solicitação de crédito deve ser preenchido online e está disponível aqui.