Trilhas para Exportação

Voltar para Iniciativas

Acesso ao mercado internacional

Iniciado em abril de 2021, o projeto Trilhas para Exportação teve como objetivo conectar produtos da sociobiodiversidade brasileira com compradores internacionais. A iniciativa contou com o apoio do Partnerships for Forests e do Programa de Facilitação de Comércio Brasil-Reino Unido, implementados pela consultoria Palladium com apoio do Governo Britânico.

Já nos primeiros meses de execução, o projeto apoiou diretamente – por meio de diagnóstico de maturidade para exportação, assessoria técnica e promoção junto a redes de comércio justo e compradores internacionais – a exportação da produção de quatro negócios comunitários da Amazônia e do Cerrado.

As principais necessidades mapeadas estão relacionadas à baixa conformidade e à falta de certificação das organizações e seus produtos para atenderem as exigências do mercado internacional, além de uma promoção comercial ainda pouco qualificada para abertura de novos mercados. Os serviços identificados serão integrados à plataforma de comercialização e serviços Negócios pela Terra.

Em setembro de 2021, o Trilhas para a Exportação selecionou mais de 40 negócios comunitários para uma capacitação em mercado internacional, com carga horária de 28 horas – distribuídas em quatro workshops e outras atividades complementares, entre outubro e dezembro de 2021.

Ao fim do programa, 15 organizações com mais volume de produção passaram por um processo de mentoria de dois meses para viabilizar o início da exportação de seus produtos.

Saiba mais em: Trilhas para Exportação

Parceiros