No Marajó (PA), Conexsus inicia projeto para fortalecer alternativas sustentáveis de desenvolvimento para os negócios comunitários

Voltar para Notícias

Batizada de Conexão Marajó, a iniciativa, que conta com apoio da Fundação Ford e CLUA, realizou a sua primeira oficina em julho

A Conexsus pegou o rio Amazonas e desembarcou no fim de julho em Afuá, no Arquipélago do Marajó, para o lançamento de um novo projeto que tem como objetivo o fortalecimento organizacional e a autonomia dos negócios comunitários da região, o Conexão Marajó.

Habitado principalmente por povos e comunidades tradicionais (ribeirinhos, extrativistas e quilombolas), o Arquipélago, situado na região norte do estado do Pará, tem um enorme potencial de desenvolvimento e crescimento, mas convive historicamente com uma realidade de muitas dificuldades territoriais, sociais e ambientais.

“O território é um dos mais vulneráveis às mudanças climáticas, ao mesmo tempo que possui uma população predominantemente extrativista muito importante para o manejo de espécies como o açaí nativo”, destaca Fernando Moretti, líder do projeto e Coordenador da CrediAmbiental – Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental da Conexsus.

Organizações comunitárias de Afuá (PA) participam da primeira oficina do projeto Conexão Marajó

Com duração prevista de três anos, o Conexão Marajó promove em sua primeira fase (julho a setembro de 2022) um ciclo de desenvolvimento de negócios com 11 organizações comunitárias da região, que se beneficiam ainda – até 2026 – de assessoria individualizada e formação de ativadores locais para acesso ao crédito, pela CrediAmbiental, além de assistência para acesso à mercado.

Segundo Moretti, com o desenvolvimento dos negócios comunitários, a ativação de crédito e o acesso a mercado pelas cadeias da sociobiodiversidade, “as famílias poderão aumentar sua resiliência e incrementar sua renda ao mesmo tempo que conservam de modo sustentável a biodiversidade local”.

Entre os dias 21 e 22 de julho, representantes da Conexsus, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares de Afuá (STTR – Afuá) e membros das organizações participantes se reuniram presencialmente para a primeira oficina do projeto, onde foram apresentadas as ações da iniciativa, a metodologia de desenvolvimento de negócios comunitários e foram mapeados os principais desafios das organizações participantes. Na ocasião, foi assinado ainda o termo de cooperação da iniciativa.

Termos de cooperação da iniciativa Conexão Marajó são assinados por representantes da Conexsus, do STTR – Afuá e por membros das organizações participantes.

“A parceria com a Conexsus é importante para o fortalecimento do sindicato, e de grande valia para o povo afuaense e do Marajó. Chegou no momento certo e estamos muito felizes de poder construir juntas e juntos esta iniciativa”, destaca Bya Silva, Presidente do STTR – Afuá.

As atividades do projeto acontecem no município em colaboração com o STTR – Afuá e contam com o apoio da Fundação Ford e da Climate and Land Use Alliance (Aliança Clima e Uso da Terra, em tradução literal para o português).