No Baixo Tapajós (PA), parceiros locais da CX participam do segundo encontro da capacitação de modelagem de negócios comunitários

Voltar para Notícias

A oficina, realizada em Santarém, abordou conceitos e estratégias do campo da comercialização e do marketing

A equipe técnica do Projeto Saúde e Alegria (PSA) e membros do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém (STTR) participaram, entre 13 e 15 de julho, do segundo encontro da capacitação de modelagem de negócios comunitários para parceiros locais da Conexsus no Baixo Tapajós (PA).

Com o tema ‘Inteligência Comercial’, a oficina – realizada em Santarém – abordou conceitos e estratégias do campo da comercialização e do marketing, como os quatro pilares para uma estratégia — Preço, Produto, Praça e Promoção, o planejamento de marketing, e a criação de personas. “Essas ferramentas vão apoiar a equipe do PSA e do STTR a nortear as discussões com as organizações para melhorarem seu posicionamento comercial”, observa Wallacy Barreto, da equipe de Desenvolvimento de Negócios da Conexsus.

Participantes da capacitação realizam exercício de construção de persona.

A iniciativa acontece como complemento ao ciclo de desenvolvimento de negócios comunitários sustentáveis conduzido pela Conexsus, entre outubro e dezembro de 2021, no Baixo Tapajós – onde nove organizações comunitárias locais (entre cooperativas e associações produtivas) participaram de encontros virtuais imersivos de modelagem.

Para Bruna Cunha, assistente administrativa da Cooperativa dos Trabalhadores Agroextrativistas do Oeste do Pará (ACOSPER), a capacitação já tem contribuído para aprimorar o trabalho da organização. “Estamos conseguindo absorver bastante conteúdo e aplicar em nosso dia-a-dia de trabalho em diversos setores. Sinto que tenho muito a contribuir a partir do que estou aprendendo”, afirma.

Com a construção das personas, os participantes puderam delinear o perfil de clientela para os seus negócios.

O próximo encontro do grupo, o terceiro da capacitação, acontece em agosto. Nesse meio tempo, as organizações contam com suporte on-line da Conect@, comunidade virtual de aprendizagem da Conexsus, para a continuação da formação.

Os encontros têm o apoio da Climate and Land Use Alliance (Aliança pelo Clima e Uso da Terra, em tradução livre para o português), colaboração de fundações que acreditam que as florestas e o uso sustentável da terra são uma parte essencial da resposta global às mudanças climáticas.