No Marajó (PA), CrediAmbiental viabiliza assinatura de 60 projetos de crédito com o Banco da Amazônia

Voltar para Notícias

Da categoria Pronaf Grupo “B”, os financiamentos irão beneficiar aproximadamente 240 pessoas, em 60 unidades familiares, na cidade de Portel e região

A CrediAmbiental, rede de ativadores socioambientais da Conexsus, encaminhou no mês de junho 60 propostas de crédito rural do Pronaf Grupo “B” ao Banco da Amazônia (BASA). As assinaturas, junto à agência Pedreira (Belém – PA), aconteceram na última quarta-feira (22/06), no município de Portel, na ilha do Marajó, o segundo maior produtor de açaí do Pará. E contaram com representantes da agência para a coleta das assinaturas e orientação dos cooperados.

Linha inicial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Pronaf “B” possibilita o acesso a crédito para investir na construção, reforma ou ampliação de benfeitorias e instalações na propriedade rural, aquisição de máquinas e equipamentos, entre outras melhorias.

Em Portel, os financiamentos serão utilizados para a melhoria do manejo de baixo impacto dos açaizais nativos e beneficiarão aproximadamente 240 pessoas, em 60 unidades familiares de produção de extrativistas, da região.

“É a linha que oferece as melhores condições às famílias. Com taxa de juros de 0,5% a.a. e prazo para pagamento de até 2 anos, ela oferece ainda a possibilidade de bônus de adimplência como reconhecimento ao trabalho das famílias que mantiverem os pagamentos em dia”, aponta Fernando Moretti, coordenador da CrediAmbiental da Conexsus.

Contratos foram assinados com o suporte dos funcionários João Lobato e Pedro Neto do Banco da Amazônia; a agência Pedreira (Belém – PA) enviou representantes até Portel para a coleta das assinaturas e orientação dos cooperados.

Para Moretti, as assinaturas representam um avanço na estratégia da Conexsus em destravar o crédito socioambiental. “Com os financiamentos, os produtores poderão ampliar a área de manejo de baixo impacto de açaizais nativos no Marajó, aumentando a produtividade e renda familiar, ao mesmo tempo que conservam a biodiversidade e mitigam os efeitos das mudanças climáticas em um território tão suscetível”, destaca.

Os 60 contratos assinados em Portel se somam a mais de R$ 1 milhão em financiamento concedidos pelo BASA, somente no último semestre, por meio da sua parceria com a CrediAmbiental. Empréstimos que já beneficiaram mais de 120 famílias da região amazônica.

“Historicamente, o atendimento vem crescendo na região. No entanto, além das distâncias geográficas e a locomoção, que depende totalmente de embarcações, temos um grande desafio no acompanhamento desses projetos, que demandam educação financeira, com foco na aplicação do crédito e na adimplência”, destaca Liércio Silva, gerente da agência Pedreira do BASA, responsável pela concessão dos financiamentos.

Para Silva, a parceria com a Conexsus vem solucionar justamente este gargalo, viabilizando o sucesso das operações e a conquista do impacto positivo. “A parceria [entre BASA e Conexus] vem atendendo novos clientes no Marajó de forma assertiva e consolidada através do Basa Digital, principalmente através de operações de agricultura familiar com a finalidade de custeio agrícola”, celebra.

A Conexsus é agente de crédito rural do BASA desde outubro de 2020. Em parceria inédita, a cooperação busca ampliar e garantir assistência a associações e cooperativas da sociobiodiversidade no acesso ao crédito público a partir da instituição financeira.

A assinatura dos contratos é resultado do trabalho conjunto dos ativadores da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Assentamento Acutipereira (ASMOGA), ligados à CrediAmbiental, da liderança do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) de Portel e da Cooperativa Manejaí.

Sobre a CrediAmbiental

A rede de ativadores socioambientais da Conexsus (CrediAmbiental) é um programa de assistência técnica inovador que combina o desenvolvimento de capacidades locais com financiamento crescente para sustentar a adoção de práticas de produção de baixa emissão de carbono em cadeias de valor sustentáveis.

Por meio de capacitação técnica e financeira contínuas, a CrediAmbiental cria redes locais de “ativadores de crédito” que localizam pequenos produtores associados a negócios comunitários, identificam suas necessidades de crédito rural e estruturam projetos de crédito para acesso ao Pronaf.