Da categoria Pronaf Grupo “B”, os financiamentos irão beneficiar aproximadamente 240 pessoas, em 60 unidades familiares, na cidade de Portel e região
A CrediAmbiental, rede de ativadores socioambientais da Conexsus, encaminhou no mês de junho 60 propostas de crédito rural do Pronaf Grupo “B” ao Banco da Amazônia (BASA). As assinaturas, junto à agência Pedreira (Belém – PA), aconteceram na última quarta-feira (22/06), no município de Portel, na ilha do Marajó, o segundo maior produtor de açaí do Pará. E contaram com representantes da agência para a coleta das assinaturas e orientação dos cooperados.
Linha inicial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Pronaf “B” possibilita o acesso a crédito para investir na construção, reforma ou ampliação de benfeitorias e instalações na propriedade rural, aquisição de máquinas e equipamentos, entre outras melhorias.
Em Portel, os financiamentos serão utilizados para a melhoria do manejo de baixo impacto dos açaizais nativos e beneficiarão aproximadamente 240 pessoas, em 60 unidades familiares de produção de extrativistas, da região.
“É a linha que oferece as melhores condições às famílias. Com taxa de juros de 0,5% a.a. e prazo para pagamento de até 2 anos, ela oferece ainda a possibilidade de bônus de adimplência como reconhecimento ao trabalho das famílias que mantiverem os pagamentos em dia”, aponta Fernando Moretti, coordenador da CrediAmbiental da Conexsus.
Para Moretti, as assinaturas representam um avanço na estratégia da Conexsus em destravar o crédito socioambiental. “Com os financiamentos, os produtores poderão ampliar a área de manejo de baixo impacto de açaizais nativos no Marajó, aumentando a produtividade e renda familiar, ao mesmo tempo que conservam a biodiversidade e mitigam os efeitos das mudanças climáticas em um território tão suscetível”, destaca.
Os 60 contratos assinados em Portel se somam a mais de R$ 1 milhão em financiamento concedidos pelo BASA, somente no último semestre, por meio da sua parceria com a CrediAmbiental. Empréstimos que já beneficiaram mais de 120 famílias da região amazônica.
“Historicamente, o atendimento vem crescendo na região. No entanto, além das distâncias geográficas e a locomoção, que depende totalmente de embarcações, temos um grande desafio no acompanhamento desses projetos, que demandam educação financeira, com foco na aplicação do crédito e na adimplência”, destaca Liércio Silva, gerente da agência Pedreira do BASA, responsável pela concessão dos financiamentos.
Para Silva, a parceria com a Conexsus vem solucionar justamente este gargalo, viabilizando o sucesso das operações e a conquista do impacto positivo. “A parceria [entre BASA e Conexus] vem atendendo novos clientes no Marajó de forma assertiva e consolidada através do Basa Digital, principalmente através de operações de agricultura familiar com a finalidade de custeio agrícola”, celebra.
A Conexsus é agente de crédito rural do BASA desde outubro de 2020. Em parceria inédita, a cooperação busca ampliar e garantir assistência a associações e cooperativas da sociobiodiversidade no acesso ao crédito público a partir da instituição financeira.
A assinatura dos contratos é resultado do trabalho conjunto dos ativadores da Associação dos Moradores Agroextrativistas do Assentamento Acutipereira (ASMOGA), ligados à CrediAmbiental, da liderança do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) de Portel e da Cooperativa Manejaí.
A rede de ativadores socioambientais da Conexsus (CrediAmbiental) é um programa de assistência técnica inovador que combina o desenvolvimento de capacidades locais com financiamento crescente para sustentar a adoção de práticas de produção de baixa emissão de carbono em cadeias de valor sustentáveis.
Por meio de capacitação técnica e financeira contínuas, a CrediAmbiental cria redes locais de “ativadores de crédito” que localizam pequenos produtores associados a negócios comunitários, identificam suas necessidades de crédito rural e estruturam projetos de crédito para acesso ao Pronaf.