Oficinas de modelagem inauguram novo ciclo de desenvolvimento de negócios da Conexsus no Pará

Voltar para Notícias

Mais de 20 organizações de diversas cadeias produtivas da Amazônia, como hortifruti e polpas de fruta, participam da iniciativa para o fortalecimento de seus negócios

Com uma rodada de oficinas de modelagem, a Conexsus iniciou – entre os dias 20 e 28 de março – mais um ciclo de desenvolvimento de negócios no Pará. Ao todo, foram realizadas três sessões de workshops.   

As oficinas aconteceram em Santarém, e reuniram 23 organizações dos municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Aveiro, Trairão, Oriximiná, Acará e Moju – atuantes em cadeias como artesanato e turismo; movelaria; mel, óleos e manteigas; hortifruti e polpas de fruta.

Realizadas em Santarém, as oficinas reuniram 23 organizações de diversos municípios do Pará

“A Conexsus atua com ciclos de desenvolvimento para o fortalecimento organizacional dos negócios comunitários no nível local”, afirma Wallacy Barreto, Analista de Programas Socioambientais da Conexsus. 

“As oficinas fazem parte dessa estratégia e permitem a co-construção, junto com a diretoria desses negócios, de modelos de negócio sólidos para fortalecer a visão dos empreendimentos, discutindo processos operacionais de forma participativa”, complementa.

As oficinas permitem a co-construção, junto com a diretoria dos negócios comunitários, de modelos de negócio sólidos para fortalecer a visão dos empreendimentos

Cada sessão durou dois dias e contemplou em sua agenda temas como as premissas e conceitos de modelagem e ferramentas de modelagem de negócios e aplicações práticas, além de promover espaço para a troca de conhecimento e experiências.

“A experiência tem sido muito boa. A partir das oficinas estamos aprendendo a conversar melhor sobre o nosso negócio com o mercado, o que nos abrirá muitas oportunidades no futuro”, destaca Daiana Silva de Jesus, representante da COOPAFLORA, e uma das participantes das oficinas. 

Uma nova rodada de oficinas de modelagem acontece entre 10 e 18 de abril, onde será iniciada a construção de um plano de ação que servirá como um mapa seguro para direcionar o fortalecimento de seus modelos de negócio.

A iniciativa conta com o financiamento da Fundação Banco do Brasil e o apoio local do Projeto Saúde & Alegria, da Conservação Internacional Brasil e do Imaflora.