2019: nova fase para a conexão

Voltar para Notícias

Aprendizado, trocas, cooperação, parcerias, amadurecimento e muito trabalho foram palavras-chave em 2018 para a Conexsus. O ano de 2019 não deverá ser diferente, mas já com um acúmulo maior de experiências e novas atividades ganhando corpo. Não podemos deixar de fazer um agradecimento especial àqueles que nos apoiaram desde o início, que acreditaram no nosso potencial e construíram conosco esse ano tão significativo.

O Desafio Conexsus foi lançado em maio e mapeou quase mil empreendimentos comunitários sustentáveis pelo Brasil até julho, junto a mais de 40 parceiros. Por enquanto, porque a plataforma online segue aberta para que novos empreendimentos possam participar da rede do Desafio. Dessas organizações, 260 participaram das 13 oficinas regionais realizadas em todo o país. Conhecer, escutar e trocar experiências com os participantes foi essencial e complementar ao aprendizado que veio em seguida: as entrevistas e visitas a cerca de 50 empreendimentos, para aplicar uma metodologia específica de análise de negócios comunitários sustentáveis.

No final de 2018, anunciamos 21 organizações selecionadas para participar da Jornada de Aceleração, parte do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis – que terá ainda outras iniciativas, como oficinas de modelagem de negócios e laboratórios de comercialização e finanças, que devem abranger ainda cerca de 50 organizações. O anúncio dos demais participantes deve ocorrer a partir de março de 2019. Com tudo isso, buscamos mais oportunidades e soluções para todas as mais de mil organizações mapeadas e esperamos que em 2019 essa rede entre em plena atividade.

Em novembro, lançamos o Laboratório de Investimento em Negócios de Impacto Socioambiental, já com duas organizações selecionadas para receber os primeiros investimentos em parceria com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). Em dezembro, demos início a um projeto voltado ao desenvolvimento das cadeias produtivas de castanha e integramos uma comissão da América Latina que participou do EVPA, um dos mais importantes eventos de Venture Philanthropy do mundo.

Por fim, na semana passada lançamos o Lab SAF – Laboratório de Negócios Agroflorestais que, a partir de uma rede de diversos atores em cooperação técnica, une inovação à recuperação das florestas, produção sustentável de alimentos e aumento de renda de produtores, especialmente agricultores familiares e extrativistas. O laboratório já conta com oito projetos demonstrativos pelos país.

Todos esses números são importantes, mas o que levamos de mais concreto de 2018 é a criação, alinhamento e fortalecimento de uma rede de organizações e parceiros que acredita na cooperação e no crescimento conjunto. A escuta de todos e as trocas proporcionadas são imensuráveis por tabelas e dados. Em 2019, novos projetos terão início e, com eles, continuamos com o forte desejo de desenvolver as cadeias produtivas sustentáveis, as iniciativas de impacto, o empreendedorismo socioambiental e essa tão rica rede que todos nós somos responsáveis por cativar.

Boas festas e continuamos nos conectando!