Conexão Marajó realiza 1ª oficina de modelagem de negócios comunitários do projeto

Voltar para Notícias

O encontro, realizado em Macapá (AP), contou com representantes de 7 associações comunitárias das ilhas de Afuá (PA)

O Conexão Marajó, projeto da Conexsus que visa o fortalecimento organizacional e a autonomia dos negócios comunitários do território, realizou na segunda semana de setembro, entre os dias 13 e 14, a sua 1ª Oficina de Modelagem de Negócios Comunitários.

Organizações aprendem sobre a modelagem de negócios durante a programação da oficina em Macapá (AP)

O encontro, que inaugura o início da segunda fase do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios do projeto, contou com a participação de lideranças e jovens representantes de 7 organizações comunitárias de Afuá (PA), município onde opera a iniciativa.

Habitado principalmente por povos e comunidades tradicionais (ribeirinhos, extrativistas e quilombolas), o Arquipélago do Marajó, situado na região norte do estado do Pará, tem um enorme potencial de desenvolvimento e crescimento, mas convive historicamente com uma realidade de muitas dificuldades territoriais, sociais e ambientais.

Em dois dias de atividade, a programação da oficina foi pensada para iniciar a construção coletiva do Canvas de Negócios Comunitários, uma “ferramenta desenvolvida pela Conexsus para apoiar representantes de negócios de base comunitária na organização de ideias para criar seu negócio ou aprimorar algum processo já existente”, conforme explica Loyanne Lima, Coordenadora de Ecossistemas de Negócios Comunitários da Conexsus.

Participantes são apresentados ao Canvas de Negócios Comunitários, ferramenta desenvolvida pela Conexsus

Mas antes de colocarem a mão na massa, as organizações puderam conhecer um pouco mais do perfil socioeconômico e produtivo da região, a partir da devolutiva do levantamento do cadastro socioprodutivo aplicado pela Conexsus com 31 famílias, representantes das associações das 07 ilhas de Afuá.

“O levantamento foi fundamental para que essas famílias pudessem conhecer seu potencial produtivo e refletir melhor sobre o atual cenário econômico de comercialização. Além disso, ter informações mais concretas para prospectar um novo modelo de negócio comunitário com a ferramenta Canvas [iniciada neste encontro]”, destaca Loyanne.

Uma nova oficina, marcada para outubro, concluirá o preenchimento do Canvas e dará início à elaboração do Plano de Ação, com o objetivo de criar um futuro negócio comunitário de Afuá voltado a vendas coletivas.

As atividades do projeto Conexão Marajó acontecem em colaboração com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Afuá (STTR – Afuá) e contam com o apoio da Fundação Ford e da Climate and Land Use Alliance (Aliança Clima e Uso da Terra, em tradução literal para o português).