Dia Nacional da Caatinga: o bioma exclusivamente brasileiro

Voltar para Notícias

A “floresta sem chuva” brasileira abriga uma rica biodiversidade natural

Parte do Nordeste e um pequeno trecho de Minas Gerais abrigam um bioma exclusivamente brasileiro: a Caatinga. Conhecida como a “floresta sem chuva”, a Caatinga é um ambiente diverso, com uma variedade de flora e fauna que se adaptaram às condições de aridez e altas temperaturas que caracterizam a região.

A Caatinga abriga espécies endêmicas, ou seja, que só são encontradas naquele bioma, como a catingueira, a baraúna, cacto mandacaru, a aroeira-do-sertão e a carnaúba, que é considerada um símbolo da região. Sua avifauna também é rica e diversa, com espécies como o urubu-rei, o carcará e a arara-azul-de-lear, um dos pássaros mais raros do mundo. Essa última espécie está ameaçada de extinção, assim como o mico-leão-da-cara-preta, um primata endêmico da região.

Apesar de sua riqueza biológica, a Caatinga é também um bioma vulnerável. A ação do homem, como a expansão da agricultura e pecuária, o desmatamento, a caça e a pesca predatória, têm ameaçado essa biodiversidade. A conservação ambiental da área é fundamental para garantir a sobrevivência das espécies que habitam o bioma e preservar seus ecossistemas, pois a Caatinga é um importante fornecedor de recursos naturais, como água, lenha e madeira, para a população que vive na região.

Existem diversas estratégias para realizar a conservação ambiental da Caatinga, algumas delas são:

Restauração de áreas degradadas: a recuperação de áreas que foram desmatadas ou degradadas é uma estratégia importante para a conservação da Caatinga. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio do plantio de espécies nativas e da criação de corredores ecológicos.

Promoção do desenvolvimento sustentável: o desenvolvimento sustentável pode ser uma forma de conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental da Caatinga. É preciso fomentar negócios comunitários que valorizem a cultura local e contribuam para a preservação da biodiversidade.

Educação ambiental: a conscientização da população sobre a importância da conservação da Caatinga é fundamental. A promoção da educação ambiental pode ser feita em escolas e nas comunidades, para que as pessoas tenham acesso a essa informação e adotem práticas mais sustentáveis.

Negócios comunitários e a Caatinga

Integrando as ações de promoção de desenvolvimento sustentável estão os negócios comunitários – empreendimentos locais, geridos pelas comunidades que vivem na região, com o objetivo de criar alternativas econômicas sustentáveis e valorizar a cultura local. 

Esses empreendimentos vão desde a comercialização de frutos típicos à manufatura de produtos e produção de artesanato. Essas atividades geram renda para as famílias que vivem na região.

Fortalecer o ecossistema de negócios comunitários que atuam com práticas sustentáveis é uma forma de contribuir com a conservação desse bioma nacional. A Conexsus tem a missão de fomentar essa dinâmica com assessorias, capacitações e acesso a recursos financeiros para desenvolver esses negócios. 

Entre 2020 e 2022 a CX apoiou  47 Negócios Comunitários no bioma Caatinga, onde foram beneficiados diretamente cerca de 10.455 sócios, ou seja, cooperados e associados formalmente vinculados aos empreendimentos comunitários. 

Do total de 47 Negócios Comunitários beneficiados com as ações da CX, cerca de 14 destes empreendimentos acessaram crédito, totalizando um volume de R$ 1.085.771,65, que foram viabilizados por meio de ações realizadas pelos eixos estratégicos de Desenvolvimento de Negócios e Finanças de Impacto.

Para conscientizar a população sobre a importância desse bioma exclusivamente nacional, contamos com o Dia Nacional da Caatinga, comemorado no dia 28 de abril, uma oportunidade para destacar a necessidade de preservação desse bioma único e riquíssimo em biodiversidade, além de chamar a atenção para os desafios enfrentados na sua conservação.