Desenvolvimento de Negócios

Voltar para Eixos de Atuação

Os negócios comunitários geram benefícios ambientais, contribuindo para a conservação de florestas e biomas, a resiliência dos territórios e a mitigação e adaptação às mudanças do clima. Em termos sociais e econômicos, geram renda em áreas rurais e de floresta, muitas vezes como única alternativa ao uso predatório dos recursos naturais. Além disso, a organização comunitária fortalece as comunidades e permite a manutenção de modos de vida diferenciados de populações extrativistas e quilombolas, povos indígenas e agricultores e agricultoras familiares.

As organizações destas comunidades frequentemente possuem uma rica trajetória de organização e produção coletiva, mas em muitos casos ainda têm pouca familiaridade com elementos-chave para a atuação como negócio, ou nem mesmo contam com mecanismos suficientes para operarem nessa direção.

Neste sentido, desenvolvemos estratégias e soluções individuais e coletivas que promovem a resiliência dos negócios comunitários. Entendemos resiliência como a capacidade de persistir e evoluir ao longo do tempo e de se adaptar a mudanças. Atuamos para que os negócios comunitários conheçam as suas oportunidades econômicas e possam decidir com autonomia sobre o seu aproveitamento.

As iniciativas de desenvolvimento de negócios comunitários da Conexsus entregam:

  • Melhoria da capacidade de gestão dos negócios;
  • Fortalecimento da governança das organizações;
  • Promoção de atividades produtivas sustentáveis;
  • Preparação para a diversificação e ampliação do acesso a mercados;
  • Habilitação dos negócios comunitários para o acesso a crédito.

 

Trabalhamos com abordagens diferenciadas de sensibilização e desenvolvimento, de acordo o nível de maturidade dos negócios comunitários. Assim, as iniciativas da Conexsus permitem que cada negócio comunitário construa a sua Jornada de Desenvolvimento em etapas sucessivas.

Iniciativas

Conheça algumas iniciativas executadas neste eixo de atuação:

Assessoria a Negócios Comunitários

Ativação dos Ecossistemas Regionais

Ciclos de Desenvolvimento de Negócios