Em Macapá (AP), projeto Conexão Marajó realiza oficina sobre cooperativismo com organizações do território

Voltar para Notícias

Ao todo, aproximadamente 30 pessoas, entre organizações participantes e parceiros, puderam aprender sobre o sistema cooperativista e entender o procedimento para abertura de uma cooperativa

A cidade do meio mundo recebeu no início de julho (05/07) mais uma etapa do Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários do projeto Conexão Marajó, iniciativa da Conexsus que tem como objetivo o fortalecimento organizacional e a autonomia dos negócios comunitários do território.

Na oficina sobre o cooperativismo, as 7 organizações envolvidas na iniciativa, assim como os parceiros locais do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares de Afuá (STTR – Afuá) – aproximadamente 30 pessoas, no total, puderam aprender um pouco mais sobre o sistema cooperativista e entender o procedimento para abertura de uma cooperativa.

Organizações aprendem sobre o sistema cooperativista durante a programação da oficina em Macapá (AP).

A programação contou com uma facilitação sobre o cooperativismo como modelo de negócio, princípios do cooperativismo, movimento cooperativista no mundo e no Amapá, procedimentos para a abertura de uma cooperativa, fundação e gestão de uma cooperativa, e ainda promoveu a reflexão coletiva sobre a constituição de possível negócio comunitário de Afuá, com foco em venda coletiva.

“O Arquipélago do Marajó, situado entre os estados do Amapá e Pará, tem um enorme potencial de desenvolvimento e crescimento, mas convive historicamente com uma realidade de muitas dificuldades territoriais, sociais e ambientais”, destaca Loyanne Lima, Coordenadora de Ecossistemas de Negócios Comunitários da Conexsus. 

“Foi muito bom perceber a evolução dos participantes [desde o começo do ciclo] com relação ao entendimento sobre a importância de negócios coletivos para superar diversos desafios de diferentes naturezas”, complementa. 

Também fez parte da programação uma apresentação da Rede de Ativadores de Crédito Socioambiental da Conexsus (CrediAmbiental), e contextualização sobre a operação da rede em outros territórios, além do trabalho das ativadoras e ativadores na parceria com o Banco da Amazônia (BASA). 

Ao final, a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha do Carás (ATEIC) foi escolhida pelo grupo como a organização para a implementação da rede no território. 

Organizações participam de dinâmica de grupo durante a oficina sobre cooperativismo.

A oficina foi realizada em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado do Amapá (OCB/Amapá), que faz parte do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).

Ainda em 2022, ano de lançamento do projeto – que tem duração prevista de três anos, Macapá também foi o cenário para a realização de uma outra oficina, esta sobre cocriação comunitária.

Além das duas oficinas em Macapá, o Conexão Marajó promoveu ainda, em maio deste ano, uma caravana itinerante para o intercâmbio de experiências sobre negócios comunitários no nordeste paraense e, antes disso, em março, realizou uma oficina sobre organização para vendas coletivas em Afuá (PA).

As atividades da iniciativa contam com o apoio da Fundação Ford e da Climate and Land Use Alliance (Aliança Clima e Uso da Terra, em tradução literal para o português), também conhecida como CLUA.